Para o coordenador municipal de Defesa Civil, Adriano Martins de Assis, o simulado operacional é uma importante etapa de preparação e coordenação de esforços para o combate a incêndios florestais, especialmente durante o período mais seco do ano, que vai de junho a outubro. “Com isso preparamos nossas equipes, checamos o funcionamento dos equipamentos e identificamos eventuais problemas que possam ocorrer durante uma operação real”, disse Adriano.
Ao promover o simulado, o coordenador afirma estar cumprindo uma exigência da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, em que todos os municípios do Norte e Noroeste Fluminense terão que elaborar dois Planos de Contingência (PLANCON).
“Os planos preveem implementação de ações para reduzir as causas e os riscos de propagação do fogo, capacitação de todos que participam dos trabalhos de controle dos incêndios e a elaboração de planos e estratégias de combate em função do tamanho do incêndio e dos meios disponíveis, além de, na área hídrica, amenizar os impactos com abastecimento alternativo de água”.
Fonte: Secom-SJB