Certificados foram entregues a 125 alunos em solenidade na última quinta-feira

unnamed (4)

Foto: Divulgação

Objetivando preparar a população para o mercado de trabalho e, consequentemente, aumentar a empregabilidade no município em decorrência da operacionalização do Porto do Açu, o prefeitura de São João da Barra vem implementando parcerias na realização de cursos profissionalizantes gratuitos. Na última quinta-feira, em cerimônia no Cine Teatro São João, com a presença do prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco, 125 alunos foram certificados em nove áreas.

Para o secretário de Trabalho e Renda, Luiz Paulo Ferreira Madureira, a empregabilidade será um grande diferencial nesse cenário instável e dinâmico. “As empresas hoje praticamente utilizam a mesma tecnologia e informações e estão à procura de pessoas que possam fazer da utilização do conhecimento um diferencial competitivo”, ressaltou.

Moradora de Grussaí, Beatriz Silva Rodrigues é um exemplo de que a empregabilidade está aumentando. “Concluí os cursos de conferente de carga e salvatagem, oferecidos pela Prefeitura, SEST/SENAT e SEAL/Pré-sal, em janeiro. No dia 27 de abril assinei carteira de trabalho na empresa Casarão Engenharia que presta serviço para Anglo American no Porto do Açu”, comentou Beatriz acrescentando que foi fundamental deixar o currículo no Centro Municipal de Oportunidade.

Segundo o diretor presidente da SEAL/Pré-sal, Aroldo Leandro da Silva, o curso de salvatagem teve um bom índice de aproveitamento tendo em vista ser um requisito exigido pela Marinha do Brasil para trabalhar em plataforma de embarque. “Os alunos foram treinados em combate a incêndio, técnicas de sobrevivência no mar, primeiros socorros, cidadania, ética e simulação de sinistro numa baleeira com capacidade para 75 pessoas”, disse Aroldo.

O coordenador de desenvolvimento profissional do SEST/SENAT, Sérgio Moreira, está aguardando do governo federal a liberação das pactuações dos cursos de qualificação para o 2º semestre. “Assim que tivermos a definição anunciaremos os detalhes, mas a previsão é que façam parte os cursos de logística portuária, operador de empilhadeira, auxiliar de serviços humanos, conferente de carga, padeiro, confeiteiro, cozinheiro, garçom e sommelier”, declarou.

Os 125 alunos que receberam certificado na última quinta-feira participaram dos cursos de de agente de inspeção de qualidade, operador de empilhadeira, conferente de carga, supervisor de transporte terrestre, arrumador e conferente de carga, inglês aplicado para serviços turísticos, inglês básico, auxiliar de recursos humanos e salvatagem.

Fonte: Secom – SJB