Prevenção e controle da poluição por óleo no mar foi o tema da capacitação

unnamed (14)

Foto: Divulgação

Capacitar a população para apoio na minimização de eventual impacto ambiental causado por vazamento de óleo no mar. Esse foi o objetivo do curso “Agentes ambientais – prevenção e controle da poluição por óleo”, promovido na quinta-feira, 20, na Colônia de Pesca Z-2, em Atafona, litoral de São João da Barra. Participaram 35 pessoas, incluindo funcionários da secretaria de Meio Ambiente e da Coordenadoria de Defesa Civil.

O curso, que teve carga horária de 6h, foi uma iniciativa conjunta envolvendo as secretarias de Meio Ambiente, Trabalho e Renda, Coordenadoria de Defesa Civil e a Ferroport, por meio da empresas contradadas OceanPact e Witt O’Brien’s. Maria Mayrink, engenheira ambiental da Witt O’Brien’s e Chen Li Cheng, gerente de operações portuárias da OceanPact – profissionais qualificados para treinamento de derramamento de óleo no mar dentro dos padrões internacionais – ministraram a capacitação.

Atuando no Porto do Açu, a Ferroport atende à Resolução 398 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que, entre outros, estabelece estratégias de prevenção e gestão dos impactos ambientais e procedimentos das ações de resposta a incidentes de poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional. O treinamento, portanto, representa o reforço em termos de apoio em uma eventual emergência relacionada ao derramamento de óleo.

O subcoordenador da Defesa Civil de São João da Barra, Wellington Barreto, ressaltou que o curso foi importante para mostrar como proceder numa catástrofe causada por vazamentos de óleo. “Através do curso conhecemos os equipamentos utilizados no momento do desastre e como ajudar a Equipe da Ferroport em situações relacionadas a derramamentos de óleo no mar com toque na costa, onde é feita a limpeza da praia”, disse.

Fonte: Secom – SJB