Uma menina de 3 anos recebeu Clonazepam (Rivotril) no lugar de Dipirona no Posto de Saúde de Mato Escuro no final de semana, no 5º Distrito de São João da Barra. A criança chegou a desmaiar por conta do medicamento.

De acordo com o registro de ocorrência, a menina teria sido encaminhada até a unidade de saúde pela família por conta de uma febre no dia de Natal e ao ser atendida pelo médico foi receitado o medicamento Dipirona para ser aplicado no Posto. Após a aplicação do Clonazepam, a criança teria sofrido um desmaio e foi transferida até a emergência da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, onde a mãe foi informada da troca do medicamento.

Foto: Ralph Braz

O caso está sendo investigado pela 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.

Prefeitura de São João da Barra emite nota.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o fato ocorreu no dia 25 de dezembro. A técnica de enfermagem, que é servidora concursada desde 2002, informou o ocorrido aos responsáveis da criança, que ficou em observação na Pediatria da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra até passar o efeito da medicação, sendo liberada após parecer da equipe médica. Ela está em casa e encontra-se bem. Os pais foram orientados sobre a comunicação da ocorrência à Ouvidoria e também sobre o Boletim de Atendimento Médico. Eles também foram atendidos pela secretária municipal de Saúde, Arleny Valdés. A servidora foi afastada imediatamente, sendo substituída por outra profissional no plantão. Um processo administrativo foi aberto desde o dia do ocorrido para apurar o caso.