Fitilhos plásticos impedem a contaminação dos frutos 

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Um dos maiores produtores de tomate no estado, São Sebastião do Alto, na Região Serrana, vai sediar o Dia de Campo sobre Sistema de Produção de Tomate de Mesa ecologicamente cultivado (Tomatec), no sábado, 01.

O evento, organizado pela Embrapa Solos em parceria com a Secretaria de Agricultura, através da coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal, e Syngenta – empresa de produtos fitossanitários, será realizado das 9h às 14h, na Fazenda Barra Alegre s/n° – na localidade de Retiro, na zona rural.

Desenvolvido pela Embrapa Solos, o Tomatec tem como objetivo melhorar o cultivo do tomate de mesa, através de práticas agroecológicas, utilizando adubação de maneira mais eficiente, ensacamento de pencas, fitilho nas lavouras e o manejo integrado de pragas.

Segundo a Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria de Agricultura, a adoção dessas tecnologias estimula a produção sem resíduos de agrotóxicos.

Durante o Dia de Campo os produtores vão receber informações sobre conservação do solo, eficiência da água e da adubação, manejo integrado de pragas, tutoramento vertical com fitilho e barreira física (ensacamento).

O sistema Tomatec consiste em tomateiros sustentados por fitilhos plásticos e frutos envolvidos em sacos de papel, que impedem a contaminação dos frutos, servindo como barreira física à passagem dos agrotóxicos. O uso dos fitilhos em substituição as estacas de bambu permite melhor manejo fitossanitário. Informações pelo telefone (21) 2179-4507.

Fonte: Ascom – Governo do Estado RJ