Foto: Divulgação

A Prefeitura de São João da Barra, na corrida para minimizar os impactos do colapso na Saúde causado pelo aumento de casos do novo coronavírus, está preparando o Centro de Emergência Doutor Pedro Otávio Enes Barreto para receber pacientes infectados com a doença nas próximas semanas.

“Já compramos os respiradores, as camas, os leitos de UTI e já colocamos o oxigênio. A refrigeração foi toda testada. A limpeza já foi feita, mas após a instalação de outros equipamentos, será feita a desinfecção”, disse Carla Machado em sua última live nas redes sociais.

A prefeita ressaltou ainda que, há uma equipe de médicos já sendo capacitada. “Pois é uma coisa nova e precisamos capacitar. O Brasil inteiro tá fazendo isso, pois são poucos (profissionais de saúde) com prática, porque é uma coisa nova. E, além da capacitação, estamos contratando outros profissionais de Saúde para que possam estar atuando nesta situação de emergência”, acrescentou a prefeita dizendo que, com os leitos de UTI, está finalizando a colocação de oxigênio e ar condicionado e desinfectando o nosso Centro de Emergência para oferecer aos munícipes o mínimo de atendimento especializado na rede para os possíveis contagiados pelo vírus.

O Centro de Emergência enfrenta problemas desde o fim da gestão Neco. Em março de 2017, já no governo Carla, foi fechado para reforma e desde então muitas especulações foram feitas. A empresa responsável pela construção do prédio realizou algumas intervenções, que seriam por conta da garantia da obra. Posteriormente, a instalação elétrica da unidade foi furtada. Chegou a ser anunciado, inclusive, que o espaço seria utilizado, após reinaugurado, para atendimento ambulatorial e centros especializados.