Cresce o número de registros de resgates nas praias de São João da Barra. Somente em quatro dias foram 53 salvamentos nas praias de São João da Barra pelo Corpo de Bombeiros. Já a Defesa Civil Municipal contabilizou 12 salvamentos.
De acordo com os bombeiros, somente na sexta, sábado, domingo e na segunda-feira foram 53 salvamentos nas praias de Atafona e Grussaí. Nenhum deles precisou ir para uma unidade hospitalar.
Vale ressaltar que o número saltou de 15 e 430 prevençoes (primeiro final de semana de 2024) para 65 salvamentos em quatro dias.
Orientações do CBMERJ para evitar afogamentos em mar, rios e lagos
O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro alerta quanto aos riscos do banho nesses locais, que parecem seguros mas escondem perigos que muitas vezes não são visíveis, como profundidade, correnteza, raízes e galhos, que podem ser fatores que podem levar ao afogamento.
Mesmo em rios conhecidos, o relevo do solo pode mudar por deslocamento de pedras e troncos, alterando a profundidade da água. Não é aconselhável o salto nesses locais, tendo em vista o risco de lesões e traumas.
A correnteza forte é outro risco do banho em rios, principalmente quando os níveis estão acima da normalidade.
Caso se depare com uma em situação de perigo na água, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Se possível, disponibilize algum material flutuante para a vítima e aguarde a chegada do socorro.
Não se arrisque entrando na água para tentar efetuar o salvamento por conta própria. Você pode se tornar mais uma vítima.
Nas praias, a orientação do Corpo de Bombeiros RJ é que os banhistas procurem os locais próximos aos postos de guarda-Vidas, que respeitem as orientações dos profissionais e a sinalização das bandeiras informando as condições do mar e o local indicado para o banho seguro. Além disso, a corporação alerta para os cuidados com as crianças nãos as deixando sozinhas. Além disso, a orientação é não mergulhar à noite ou após ingestão de bebida alcoólica.