Foto: Parahybano

O corpo de uma baleia da espécie Jubarte com cerca de 12 metros de comprimento foi encontrado na manhã de ontem, 14, em estado avançado de decomposição na praia do Açu, próximo ao Porto do Açu, distrito de São João da Barra.

A secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra, esteve no local juntamente com equipes da Defesa Civil para fazer a remoção dos restos mortais do mamífero.

A baleia é da espécie jubarte (Megaptera novaeangliae), um juvenil macho de aproximadamente 12 metros, também conhecida como baleia-corcunda ou baleia-cantora.

A empresa CTA disse que em função do avançado estado de decomposição, não foi possível identificação da causa da morte.

O Programa de Monitoramento de Praia das Bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES) é executado pelo CTA – Serviços em Meio Ambiente em contrato firmado com a Petrobras para atendimento a condicionante da Licença Ambiental, expedida pelo IBAMA. A área de monitoramento abrange o litoral dos municípios de Conceição da Barra/ES a Saquarema/RJ, totalizando 750 km, aproximadamente. As atividades do Programa, incluem os serviços de monitoramento, resgate, atendimento veterinário para reabilitação, soltura e necropsia de aves, tartarugas e mamíferos marinhos.

Caso encontre um animal encalhado na praia (mamíferos, tartarugas e aves marinhas), vivo ou morto, acione a Central de Emergências da Petrobras através dos números 0800 039 5005 (ES) e 0800 026 2828 (RJ).

Leia também: Corpo de baleia é encontrado em estado avançado de decomposição no Açu

Baleia encontrada morta em alto-mar no Açu

Baleia encontrada em estado avançado de decomposição próximo ao Porto do Açu