Apenas durante a ceia, cada pessoa chega a ingerir mais de 2.000 calorias

saude-comidas-de-natal-peru-size-620Um estudo publicado na Inglaterra pelo grupo de apoio ao controle do peso Ideal Weight revela que uma pessoa consome, em média, 7.000 calorias durante as festividades natalinas. O alto índice calórico inclui três refeições: a ceia do dia 24, café da manhã com direito a panetone e o almoço de Natal.

Os cálculos — nada favoráveis para quem está preocupado com a balança — também consideram as fatais repetições dos pratos e das sobremesas do jantar. Sem elas, o consumo cai para cerca de 5.500 calorias. As bebidas alcoólicas também estão inclusas na conta, que considera dez taças ao longo das comemorações.

Considerando que será difícil escolher entre um prato e outro na hora da comilança, veja o guia com as calorias dos alimentos e bebidas mais comuns servidos no Natal. Vale lembrar que a recomendação de consumo diário feita pela maioria dos médicos não ultrapassa 2.000 calorias.

Confira as calorias das comidas e bebidas natalinas:

Peru – 100g gramas da ave assada possuem 163 calorias, mas o número pode subir com o recheio e a pele.

Pernil – Cada porção de pernil suíno assado tem 262 calorias

Lombo – Também suíno, o lombo assado tem 262 calorias por porção. O cálculo, contudo, não inclui o abacaxi assado que costuma acompanhar a carne.

Tender – Feito com carne de porco defumada, o tender tem entre 130 a 196 calorias por porção (a quantidade energética, neste caso, varia de acordo com a marca do produto).

Chester – O chester é uma ave geneticamente modificada para ter mais peito e coxas. Cada porção tem, em média, 200 calorias.

Arroz à Grega – Com frutas secas, como uva passa, e legumes, o arroz incrementado pode chegar a 172 calorias. A porção de 100g equivale a quatro colheres de sopa.

Salada de maionese – O prato típico dos almoços de domingo também marca presença no Natal e está entre os menos calóricos da ceia: 96 calorias a cada 100g.

Farofa – Os brasileiros também não abrem mão da farofa no Natal. A versão temperada tem 406 calorias a cada 100g. Mas fique atento: incrementado com ovo, azeitona e bacon, o acompanhamento pode ultrapassar as 500 calorias.

Panetone – Se genenosa, a fatia do panetone com frutas cristalizadas e uva passa pode conter cerca de 300 calorias.

Rabanada – Assim como todos os doces tradicionais do Natal, a rabanada não perdoa a dieta: cada porção tem 229 calorias. Felizmente, os cálculos já incluem o açúcar e a canela polvilhados sobre o quitute.

Espumante – Apesar de ser mais típico do ano-novo, o espumante também marca presença no Natal. Uma taça contém 133 calorias.

Vinho – O vinho, que vai acompanhar os pratos durante o jantar, também não pode ser desconsiderado por quem está de olho na dieta. Cada taça de tinto contém 126 calorias.

Cerveja – Já a cerveja é um pouco mais calórica. A latinha de pilsen, com 350ml, tem cerca de 147 calorias. Já a versão escura tem cerca de 165 calorias por lata.

Fonte: Veja