Conselheiros participam de curso oferecido pelo Ministério da Educação
Começaram a atuar nas unidades municipais de ensino de São João da Barra, nesta quinta-feira, 24, os Conselhos Escolares, que são responsáveis pela gestão da escola em conjunto com a direção. Os órgãos são representados por segmentos formados por professores, pais de alunos, alunos a partir dos 10 anos, equipe técnica, diretor e profissionais de apoio.
Em São João da Barra, os conselhos foram regulamentados em 2013, através da resolução número 1 de 21 de agosto. No final do ano passado foram eleitos os membros e seus suplentes e a posse aconteceu no auditório municipal no dia 11 de dezembro, com a certificação dos componentes. Entre suas atribuições, devem deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da unidade escolar, além de participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico.
Também compete aos conselhos analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos, propondo sugestões. Ao mesmo tempo, devem acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras e mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação.
Curso de Formação para Conselheiros – No dia 8 de abril aconteceu no laboratório do Iff o primeiro encontro presencial da primeira turma do Curso de Formação para Conselheiros Escolares, que é oferecido pelo Ministério da Educação e tutoriado em São João da Barra pela gerente de Projetos e Programas Marcela Toledo. O curso tem carga horária de 40 horas, sendo dividido em 12h presenciais e outras 28h, virtuais. Inicialmente 40 alunos participaram do encontro, mas até o final do ano mais 80 vão ser atendidos, totalizando três turmas e 120 conselheiros capacitados. A próxima aula presencial será no dia 6 de maio, também no Iff.
– O objetivo do curso é capacitar os conselheiros dentro das diretrizes federais de operacionalização do Conselho Escolar, para que eles promovam efetivamente a gestão democrática e participativa dentro das unidades de ensino e também a melhoria do processo de ensino aprendizagem – declarou a secretária de Educação e Cultura de São João da Barra, Leide Cristina Soares.