Escolha dos membros aconteceu durante a 5ª Conferência Municipal de Cultura, no final de setembro
Os membros eleitos para o Conselho Municipal de Cultura de São João da Barra já estão nomeados, através do decreto nº 83, de 6 de outubro deste ano, assinado pelo prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco. A escolha aconteceu durante a 5ª Conferência Municipal de Cultura, realizada no dia 30 de setembro, com a presença da secretária de Educação e Cultura do município, Leide Cristina Fernandes Soares, no Clube da Terceira Idade Maria Júlia Aquino. Além de representantes do poder público, agentes culturais do município prestigiaram a Conferência.
No encontro, ficou constituído que a presidência do Conselho fica a cargo de Flávio Martins dos Santos, tendo como vice João Batista Moreira Ferreira. São suplentes Sônia Ferreira e Mauricéia Teixeira. Como secretária geral foi eleita Gleide Gomes e como primeiro secretário, Elder Amaral. Outros 17 conselheiros compõem o Conselho de Cultura, que tem várias atribuições, entre elas, incentivar eventos e atividades permanentes de cultura e acompanhar, fiscalizar e avaliar ações culturais.
— Temos muitas coisas a serem discutidas e trabalhadas, reconhecemos. Por conta desta grande demanda, iniciamos já no ato da conferência, discussões de eixos de forma participativa envolvendo não somente os conselheiros, mas todos os presentes que interagiram e descreveram ações para manter viva a cultura em nosso município — destacou Flávio Martins.
A secretária de Educação e Cultura, Leide Cristina, salientou a necessidade de um grupo consistente em prol das atividades culturais de São João da Barra. “Um conselho atuante é importante para fomentar a cultura do município”.
Com forte vocação cultural, São João da Barra foi a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a receber certificação da Herity, uma organização mundial parceira da Unesco para a Certificação de Qualidade da Gestão do Patrimônio Cultural. No país, apenas quatro cidades tinham o certificado, mas o município sanjoanense foi o primeiro a ter seis prédios reconhecidos de uma só vez: Casa de Cultura João Oscar, Centro Cultural Narcisa Amália, Estação das Artes Derly Machado, Cine Teatro São João, Palácio Cultural e Igreja Matriz de São João Batista. A certificação é válida até novembro de 2016, mas o município já trabalha para renovação por mais três anos.
O Conselho fica assim constituído:
Presidente: Flávio Martins dos Santos
Vice Presidente: João Batista Moreira Ferreira
1º Suplente: Sônia Ferreira
2º Suplente: Mauricéia Marcelino Teixeira
Secretário Geral: Gleide T. de A. Gomes
1º Secretário: Elder Amaral Andrade
TITULARES: 1- José Luiz Pereira Mello
2- João Feliphe da Silva do Amaral
3- Letícia Azeredo Machado
4- Élida Almeida dos Santos
5- Viviane Mendes Pacheco
6- Gilwagner Amaral Miranda
7- Jurema de Souza Vieira
8- Luiz Fabiano da Silva Machado
9- Angélica Ferreira Pinto Senna
SUPLENTES: 1- Ana Amélia Ernesto Nogueira
2- Jorge Renato da Silva Amaral
3- Viviane da Silva Moreira
4- Angélica Ferreira Pinto Senna
5- Jéssica Jorge Felipe de Souza
Castro 6- Sérgio Moreira dos Santos
7- Milena Luiz de Abreu
8- Viviane da Silva Ribeiro Meireles
Fonte: Secom – SJB