Cinco corporações musicais de categorias diferentes conquistaram o Campeonato Estadual no último domingo
O Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas do Rio de Janeiro contou com participação de milhares de componentes de diversas corporações musicais, no último fim de semana, em São João da Barra. O objetivo foi incentivar, valorizar e fortalecer a cultura das bandas e fanfarras, por meio da integração, e o aprimoramento de métodos e técnicas artísticas.
As vencedoras no domingo foram, na categoria Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos Sênior, Simonides Guimarães (Iguaba Grande-RJ), com a Bamuca (Carapebus-RJ), como vice-campeã. Em Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos Juvenil venceu o Seice (Duque de Caxias-RJ) e a vice-campeã foi a CVC (Nova Iguaçu-RJ). Banda Marcial Sênior, Boa ventura (Itaperuna-RJ), foi a campeã. Na categoria Banda de Marcha Sênior, vitória da Oscar Cordeiro (Macaé-RJ). Banda Sinfônica de Concerto venceu União dos Operários (São João da Barra-RJ).
“Temos muito a agradecer à prefeita Carla Machado que, mesmo neste momento de crise financeira no país, estados e municípios, nos recebeu de braços abertos, incentivando o movimento das bandas e fanfarras. Agradecemos, também, à diretoria do Conselho Municipal da Juventude de São João da Barra que foi o nosso elo com a Prefeitura”, disse o vice-presidente da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro (FFABERJ), Fábio Mattos, ressaltando a importância do evento para o desenvolvimento cultural e social dos alunos.
Os representantes do Conselho Municipal da Juventude de São João da Barra – presidente João Filiphe Amaral e vice-presidente Fabiano Tavares – estiveram junto com a Federação na organização do Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas. “Tivemos um evento produtivo e de grande valia para o desenvolvimento das bandas e fanfarras do município. Pudemos trabalhar e despertar o interesse pela arte através da música”, avaliou Fabiano Tavares.
O maestro da corporação musical Oscar Cordeiro, de Macaé, Anderson Barbosa Adolfo, relatou que, apesar dos 19 anos de existência, foi a primeira vez que concorreu na categoria Banda Musical.
“Concorríamos anteriormente na categoria Banda de Percussão e, agora, com essa nova formação, conseguimos o 1º lugar em banda, pelotão nobre, baliza, balizador e corpo coreográfico”, declarou Anderson, comentando que a banda é vice-campeã Sul-Americana, em Atibaia-SP, em 2012; 3º lugar no Campeonato Mundial, Bragança Paulista- SP, em 2014; e octacampeã do Concurso de Bandas e Fanfarras de Vila do Itapemirim, em 2015.
Secretários municipais, vereadores, moradores, veranistas e turistas, marcaram presença no evento.
Fonte: Secom – SJB