Durante o evento foram formuladas propostas e eleitos os delegados para a Conferência Estadual

3981_250615165419_unnamed

Foto: Divulgação

A V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na última terça-feira, 23, em São João da Barra, teve como foco o plano decenal do segmento e objetivou promover o debate e formular novas propostas visando melhorar o protagonismo de crianças e adolescentes na sociedade. Também foram eleitos, na oportunidade, os delegados que representarão o município na Conferência Estadual, com data ainda a ser definida, e onde serão apresentadas as propostas formuladas.

Representando o poder público, foram eleitas para delegadas as conselheiras do CMDCA Andréa de Almeida Barreto (Secretaria municipal e Assistência Social e Direitos Humanos) e Andréa Marques (secretaria de Educação e Cultura), respectivamente titular e suplente. Representando a sociedade civil foram eleitos como titular o conselheiro Michael Gomes da Conceição e suplente a conselheira Ana Amélia Ernesto.

A Conferência teve início com a apresentação da mesa com a presença das secretárias municipais de Educação e Cultura, Leide Cristina da Silva Fernandes Soares, de Saúde, Denise Esteves, Assistência Social e Direitos Humanos, Swany Gomes, e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Edson Claudio de Souza Machado.

Os temas foram definidos em cinco eixos de debate. Participaram como coordenadores de debate, Glaucia Gil, da Assistência Jurídica, Swany Gomes, Renata Amaral (coordenadora geral da Assistência Social e Direitos Humanos), Fernanda (Abrigo Institucional de menores), Luciana Fernandes (Coordenadora do CREAS).

– É de suma importância o diálogo e a discussão da política de direitos humanos da criança e do adolescente para a elaboração das propostas a serem encaminhadas às conferências estadual e nacional e, também, para montarmos o primeiro Plano Decenal para dos Direitos da Criança e do Adolescente de São João da Barra, ou seja, planejarmos para os próximos 10 anos políticas para este segmento – explicou Edson Claudio.

Fonte: Secom – SJB