Durante o evento, também foram elaboradas propostas a serem encaminhadas à Conferência Estadual
O tema debatido este ano foi “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026” e o lema é “ Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Swany Gomes, o evento foi um espaço de debate de suma importância para o desenvolvimento das ações no município.
“Avalio a X Conferência Municipal de Assistência Social como um espaço onde todos puderam avaliar as ações desenvolvidas, propor planejamentos importantes para vencer nossos desafios, lutar pela garantia de direitos constituídos e refletir sobre os tantos avanços vivenciados em nosso município. E o mais importante é que todo processo se deu de forma verdadeiramente democrática e de respeito. É a ação mais importante de nossa política, só acontece a cada 2 anos e permite a participação de todos envolvidos de maneira igualitária” disse.
A programação do evento contou com a palestra do conselheiro estadual Adilson Pontes, que debateu sobre as metas do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). A Conselheira municipal representante Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Marcélia Cardoso também palestrou e abordou o lema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”
Outro ponto de destaque foi a apresentação e análise do Plano Decenal da Política de Assistência Social de São João da Barra, que mostrou os avanços e desafios, além de estimular a preparação para elaboração do próximo Plano Decenal. O trabalho foi apresentado por Swany Gomes, que destacou o empenho e comprometimento de toda família da assistência na consolidação e efetivação da política pública.
No fim, os delegados eleitos foram: representando o Poder Público, Christine Santos e Arildo Rodrigues, tendo como suplentes Prisca Almeida Cardoso e Elizangela Tinoco Nunes. Já da sociedade civil foram eleitas, Kellen Beliene e Neilda Cunha Alves Ferro, tendo como suplentes Letícia Machado e Erval Arueira.
Para a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Renata Amaral, a Conferência alcançou seu objetivo.
“Nas conferências temos a possibilidade de articular as ações que vão beneficiar nosso município e isso foi alcançado. É um momento de colocar o discurso em prática e fazer o melhor para nossa população”, ressaltou.
Fonte: Secom-SJB