Durante o evento, também foram elaboradas propostas a serem encaminhadas à Conferência Estadual

conferencia-assitencia-social (Copy)Após intenso debate, nos dias seis e sete de agosto, a X Conferência Municipal de Assistência Social apresentou os delegados que representarão São João da Barra na etapa estadual que acontecerá no Rio de Janeiro, em outubro. Além disso, foram elaboradas propostas que serão divulgadas após relatório final do Conselho da Assistência Social e da Comissão Organizadora. Vale lembrar que estas ideias serão levadas para edição estadual.

O tema debatido este ano foi “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026” e o lema é “ Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Swany Gomes, o evento foi um espaço de debate de suma importância para o desenvolvimento das ações no município.

“Avalio a X Conferência Municipal de Assistência Social como um espaço onde todos puderam avaliar as ações desenvolvidas, propor planejamentos importantes para vencer nossos desafios, lutar pela garantia de direitos constituídos e refletir sobre os tantos avanços vivenciados em nosso município. E o mais importante é que todo processo se deu de forma verdadeiramente democrática e de respeito. É a ação mais importante de nossa política, só acontece a cada 2 anos e permite a participação de todos envolvidos de maneira igualitária” disse.

A programação do evento contou com a palestra do conselheiro estadual Adilson Pontes, que debateu sobre as metas do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). A Conselheira municipal representante Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Marcélia Cardoso também palestrou e abordou o lema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”

Outro ponto de destaque foi a apresentação e análise do Plano Decenal da Política de Assistência Social de São João da Barra, que mostrou os avanços e desafios, além de estimular a preparação para elaboração do próximo Plano Decenal. O trabalho foi apresentado por Swany Gomes, que destacou o empenho e comprometimento de toda família da assistência na consolidação e efetivação da política pública.

No fim, os delegados eleitos foram: representando o Poder Público, Christine Santos e Arildo Rodrigues, tendo como suplentes Prisca Almeida Cardoso e Elizangela Tinoco Nunes. Já da sociedade civil foram eleitas, Kellen Beliene e Neilda Cunha Alves Ferro, tendo como suplentes Letícia Machado e Erval Arueira.

Para a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Renata Amaral, a Conferência alcançou seu objetivo.

“Nas conferências temos a possibilidade de articular as ações que vão beneficiar nosso município e isso foi alcançado. É um momento de colocar o discurso em prática e fazer o melhor para nossa população”, ressaltou.

Fonte: Secom-SJB