Entrega de certificados aos 30 participantes aconteceu nesta sexta-feira, em Atafona
Realizado por meio de uma parceria entre a prefeitura de São João da Barra e o programa Plataforma Educativa, da empresa Repsol Sinopec, o curso gratuito de Processamento de Pescados foi concluído com a entrega de certificados nesta sexta-feira, 22, na praia de Atafona. A carga horária foi de 20h, distribuídas em três dias, e foram capacitadas 30 pessoas, a maioria integrante de famílias de pescadores de Atafona, que é o principal polo pesqueiro do município.
Além do processamento do pescado – filetagem, produção de linguiça, almôndega, empanado, fishburger, quibe e defumados – o conteúdo incluiu os objetivos do beneficiamento; cadeia produtiva do pescado; decomposição e contaminação; higiene do manipulador e do local de trabalho; métodos de conservação; boas práticas no armazenamento e conservação da matéria-prima.
A meta, de acordo com o secretário municipal e Pesca, Joel Serra, foi capacitar essa parcela da população quanto às técnicas modernas de processar o peixe como, também, a melhoria da alimentação, aumento da renda familiar e agregar valores ao produto processado. “A intenção é promover o consumo do pescado ensinando como manuseá-lo e condicioná-lo da maneira correta para garantir a melhor qualidade da carne e do prato final”, disse.
Fonte: Secom – SJB