Atividades durante toda tarde de segunda-feira na sede da instituição
Celebrado em 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down foi comemorado com diversas atividades durante toda tarde desta segunda-feira, 23, pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São João da Barra. Na programação, apresentação dos alunos do Centro Municipal de Educação Especial (CMEE), apresentação de dança de alunos com down, gincanas, DJ Jocimar Pereira, além de distribuição de pipoca, gelatina, cachorro quente, picolé, maçã do amor, pirulito de chocolate, refrigerante e bolo confeitado.
A coreografia “Aladdin”, com a música “O Mundo Ideal”, foi apresentada por Poliana Nunes Rangel e Leonardo Baumer representando todos os alunos com síndrome de down. Eles foram coreografados pela instrutora de teatro e dança, Camila Amaral. Ela conta que esse ano a instituição está com um projeto novo que é o “Especiarte“, com os alunos realizando apresentações em todas as datas comemorativas envolvendo teatro e dança. “A ideia é levar para outras escolas o talento deles, pois são muito inteligentes, e trazer outras escolas para participar das apresentações na Apae focando a arte. Nosso objetivo é a inclusão social”, enfatiza.
A apresentação dos alunos da CMEE foi a Entrevista Musical, com perguntas cujas respostas dos alunos eram o refrão de algumas musicas, como: “o que vocês esperam da vida?” “É preciso saber viver, saber viver”, “como é a merenda da CMEE e da Apae?” “Delícia, delícia”, “no momento de tristeza a quem vocês recorrem?” “Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui”, “o que vocês gostariam de dizer a todos aqui?”, “valeu a Pena, Êh Êh”.
A diretora Martha Bomgosto agradeceu a presença dos alunos do CMEE, afirmando que as portas estarão sempre abertas para recebê-los.
A Apae de São João da Barra funciona desde 1992 e atualmente atende a 196 portadores de necessidades especiais.Nesta última semana, de acordo com a presidente a instituição, recebeu 12 bebês. A instituição funciona durante todo o dia e conta com psicólogo, fonoaudiólogo, atendimento médico e assistência social, entre outros.
No dia 27 de março os alunos da Apae promoverão uma encenação de páscoa no Colégio Estadual Alberto Torres. Uma passagem de Cristo desde os milagres até a ressurreição.
Fonte: Secom – SJB