Assista aos vídeos (AQUI)

O clima de festa junina tomou conta do plenário da Câmara de São João da Barra na noite desta quarta-feira (28), com direito a apresentações e um grande debate sobre a valorização da cultura local. Tudo por conta do projeto Câmara Cultural, que proporcionou ao público, um passeio pelo famoso e tradicional circuito que envolve as festas de Santo Antônio, São João Batista e São Pedro.

O evento começou com um pequeno desfile de noivas (que acontece desde 2000, organizado por Luiz Fabiano Machado). Em seguida, o público assistiu a um número de dança de quadrilha com o casal Jhonatan Martins e Pauline Penha, do Grupo Cultural Sonho, Amor e Fantasia. Na sequência, o produtor e agente de cultural, Silvano Motta, falou sobre a história e a tradição do bando junino (versinhos rimados que brincam com situações cotidianas do município), uma tradição que SJB sempre cultivou, mas que havia se perdido e foi recuperada a partir de 2004 pelo Grupo Nós da Rua). A última atração foi o Encontro de Academias, que foi representado pela bailarina Carlatriz Lopes.

Foto: Elder Amaral

O evento terminou com uma mesa-redonda da qual participaram: os vereadores; o secretário de Educação e Cultural, Daniel Damasceno; o coordenador Municipal de Esporte e Lazer, Caio Cesar Rosa Sena; o secretário de Comunicação e representante do Grupo Cultural Sonho, Amor e Fantasia, Gilwagner Amaral Miranda; o presidente do Conselho Municipal de Cultura, João Filiphe Amaral; os representantes das irmandades de Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, respectivamente, Daniel, Jorge Renato e Kessie Jones; e o representante do desfile fluvial, José Claudio.

Questões diversas pertinentes à cultura sanjoanense foram debatidas pelos participantes, como exemplo, a necessidade de a cultura passar a caminhar de forma mais independente; a importância de incentivar as novas gerações; a implantação da Fundação de Cultura; a criação de uma lei municipal de tombamento do patrimônio; mais apoio às irmandades religiosas.

Foto: Elder Amaral

Após parabenizar e agradecer a presença de todos, o presidente do Legislativo, Elisio Rodrigues, disse que o Legislativo está de porta abertas para o diálogo. “Colocamos a Procuradoria à disposição e, o que estiver ao nosso alcance, estaremos juntos, buscando valorizar os artistas e a nossa cultura, que é tão rica e sobre a qual estou aprendendo muito”, destacou. Uma ideia dada por ele, como forma de dar mais autonomia aos grupos culturais, seria a criação de uma equipe técnica para auxiliá-los no que diz respeito à captação de recursos, interpretação de editais etc.