
Foto: Divulgação
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Chinês apresentará na Avenida do Samba o enredo intitulado “Fonte da Juventude” para o carnaval 2017. O Chinês desfilará somente no domingo de carnaval.
Com a proposta de que a missão humana mais fascinante seja a juventude, o Chinês quer mostrar que o homem vem buscando sempre uma vida melhor e mais saudável, seja física, espiritual e psicológica.
A Escola vai buscar na história da humanidade a resposta do que devemos fazer para aproveitar ao máximo a juventude, contando casos de heróis que tentaram descobrir como ser imortal. Alguns buscaram fórmulas de rejuvenescimento físico, outros imaginavam que um mergulho em águas energizadas alcançariam a juventude eterna.
Pelo mundo há muitas histórias sobre a fonte da juventude, na Índia há relatos de que o imperador Alexandre dominou o país e foi ambicioso atrás dessa fonte, mas morreu jovem, aos 33 anos de idade, historiadores gregos diziam que a fonte da juventude estava na Grécia, o explorador espanhol, Ponce de Leon, acreditava ter encontrado a fonte na América, mais precisamente na Flórida. Na mitologia grega, Zeus transformava ninfas em água, tornando-a sagrada e rejuvenescendo a quem nelas se banhasse.
O Chinês promete fazer uma viagem desde as lendas sobre o mergulho na fonte da juventude até os dias hoje, mas sob um olhar crítico dos falsos padrões estéticos, onde foi criado um comércio em torno do assunto, dietas milagrosas, livros de autoajuda, filmes, onde milhares enriquecem e milhões empobrecem.
O ponto final sobre o tema, é a mensagem que Escola quer deixar para o público, juventude é um estado de espírito, o que mais importa é o nosso interior, a capacidade de viver em harmonia no meio em que vivemos. O Chinês quer mostrar mais uma vez que é a força é que move a Escola, a força interior de cada componente, e provar que o elixir da da vida está em uma dose anual, tomada a cada fevereiro no carnaval, e dizer que “se você acreditar em sua essência será capaz de ser Eternamente Jovem!”
Samba enredo – Chinês – 2017
Vou me aventurar
Pro oriente navegar e tocar o horizonte
Quero a atitude, o frescor da juventude
E encontrar sua fonte
Lendas me fazem seguir viagem
Na grandiosidade do Imperador
Não descobriu a longevidade
Que Leon na Flórida buscou
Nas veias da América ou na antiguidade
O banho que Zeus preparou
É alquimia, eterna magia
Ser jovem como eu sempre quis
Com muita malhação, deixar o corpo são
Alimentando a ilusão de ser feliz
A vaidade luta contra o tempo
Mas jovialidade é sentimento
Espelho, espelho meu venha me revelar
Pra rejuvenescer o que precisa então?
A resposta está no olhar.
A idade não reflete nosso interior
Jovem é vitalidade, fonte do amor
Meu Leão chegou, pra me renovar
Vou beber a energia do carnaval
Todo ano mostro o meu valor
Chinês eu sou, soberano e jovial