A Prefeitura de São João da Barra apresentou nesta terça-feira, 2, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Centro Terapêutico Pedro Machado, que inicia o atendimento na próxima terça-feira, 9, na rua Professora Gladys Teixeira, nº 98, no bairro Água Santa, na sede do município. Nesta quarta, 3, e quinta, 4, será concluído o trabalho de triagem, que consiste numa sessão avaliativa multiprofissional e transdisciplinar dos usuários. Os 506 usuários que passaram pela triagem no período de julho de 2023 e março de 2024 já tiveram suas consultas agendadas.

Destes 57,9% dos casos são referentes a Transtorno do Espectro Autista (TEA), 28% Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), 6,7% Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e 7,5% TEA com TDAH. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Estão sendo disponibilizados 7 fisioterapeutas, 4 fonoaudiólogos, 4 psicólogos, 4 psicopedagogos, 3 neuropsicopedagogos, 2 nutricionistas, 1 psicomotricista, 1 assistente social e 2 neuropediatras.

Atualmente o percentual de usuários por faixa etária é de 67,1% de 1 a 10 anos, 29,3% de 11 a 17 anos e 3,5% de 18 a 32 anos. O acesso à população é feito por demanda livre, bastando preencher o formulário eletrônico (aqui) ou por encaminhamento da Secretaria Municipal de Educação, que emite um relatório escolar do aluno que necessita de atendimento.

“Hoje no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a nossa esperança se renova e o sonho se torna realidade. Com a implantação deste Centro vamos receber um local apropriado e aconchegante com uma equipe multidisciplinar composta de profissionais capacitados para cuidar gratuitamente de nossas crianças”, ressaltou a mãe de um dos usuários do Centro TeraPêutico Pedro Machado, Damária da Silva Magalhães.

A apresentação do panorama de atividades desenvolvidas desde julho de 2023 pelo Centro Terapêutico Pedro Machado foi feita pela sua coordenadora, Rosa Trindade, que logo em seguida exibiu no telão um vídeo mostrando as dependências do Centro Terapêutico Pedro Machado. Quem também esteve participando da solenidade foi a coordenadora geral de Saúde, Ardalla Fellipe, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Barbosa, a presidente da Associação de Famílias Atípicas, Luziane Santana, e os vereadores Julinho Peixoto, Elízio Rodrigues, Soninha Pereira e Fábio Pedra.

Fonte: Secom