As atividades na captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de São João da Barra foram retomadas pela Cedae nesta sexta-feira, 23, e residências já estão recebendo água, segundo informou o superintendente da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), Ranieri Nogueira.

Na última terça-feira, dia 20, devido ao fenômeno conhecido como ‘intrusão salina’, os serviços foram interrompidos. Com isso, o abastecimento foi interrompido para a área central do município e para o distrito de Atafona.

Foto: Luiz Fabiano – Parahybano

Raniere destacou que, por volta das 23h de ontem, 22, residências da área central de São João da Barra começaram a receber água. Já na parte da manhã, casas de Atafona estão voltando a normalidade.

– Uma residência com dois andares receberá água posteriormente, ainda nesta sexta. Uma cisterna provisória ao lado da antiga caixa d’agua, em Atafona, está sendo criada com dez reservatórios com cerca de 50 mil litros para que possa aumentar o volume de água para moradores. A antiga caixa d’água, na esquina da rua João Batista de Almeida com a Avenida Atlântica ainda está em funcionamento com captação de 800 mil litros de água -, destacou Raniere acrescentando que, um caminhão pipa atendeu cerca de 40 residências nas últimas 48 horas.

Ainda de acordo com o superintendente, a licitação da obra da construção de uma nova estação de tratamento da Cedae atrás do Corpo de Bombeiros, em Atafona, ainda não saiu. Depois de licitado,  o início das obras tem um prazo entre 5 e 9 meses para execução.

– A Cedae pede que os clientes usem água de forma equilibrada e, se possível, adiem tarefas não essenciais que exijam grande consumo -, concluiu Raniere.