Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que em 12 meses – janeiro a junho (2020/2021), o município de São João da Barra registrou 23 casos de estupro.
De acordo com o relatório da área divulgado pelo ISP, pelo menos 14 pessoas foram violentadas nos seis primeiros meses de 2020 no município. Já do mês de janeiro até junho de 2021, o número chegou a 9 e registrou uma queda.
O mês de junho de 2020 foi que o mais houve registro de estupro, onde foram contabilizados sete casos. Já em 2021 foi apenas um.
Todos os casos foram registrados na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.
Em 2018, o Brasil atingiu o recorde de registros de estupros. Foram 66.041 vítimas, segundo dados do 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Pandemia e a violência
Há muitas hipóteses sobre os efeitos da pandemia na área de segurança pública, especialmente nos números de crimes, nas estratégias de policiamento, no comportamento dos policiais, das vítimas e dos criminosos. Dentre elas, está a possibilidade de aumento no número de vítimas de violência doméstica, devido ao maior período de contato entre os moradores de uma residência, ou a queda nos casos de roubos e de furtos pela diminuição de pessoas em circulação pelas ruas. Além disso, as medidas estatais na área de segurança pública talvez tenham efeito sobre o volume de crimes.
No Rio de Janeiro, o Instituto de Segurança Pública (ISP) construiu uma ferramenta para monitorar os casos de violência doméstica e familiar durante a pandemia.