Jovens que participaram de capacitações ofertadas no espaço receberam certificados nesta quinta

Alunos da Casa da Juventude de São João da Barra celebraram nesta quinta-feira, 19, suas conquistas ao concluírem diversas oficinas e curso ofertados. Uma cerimônia no Auditório Municipal marcou a formatura das turmas com 100 jovens, que são os primeiros atendidos no espaço aberto pela Prefeitura em agosto deste ano.

Os participantes, com idades entre 15 e 29 anos, se dedicaram às oficinas durante dois meses e ao curso de barbearia por cinco meses. Além do certificado os jovens receberam um kit personalizado com sacola, copo, caneta e caderno.

As capacitações ofertadas neste período incluíram as oficinas de Produção Musical, Automaquiagem, Manicure, Desenho, Pintura, Teatro, Trancista, DJ, Designer de Sobrancelhas, Videomakers e Fotografia, além do curso para barbeiros.

Um aluno de cada modalidade pôde falar em nome dos colegas durante a cerimônia, que contou também com a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Pontes, do coordenador do Departamento da Juventude da pasta, Diogo Pessanha, e professores da Casa.

Para Diogo, a formatura celebra o compromisso da Casa da Juventude em proporcionar oportunidades e construir um futuro melhor para os sanjoanenses. “Esses aprendizados são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional, preparando-os para enfrentar os desafios do futuro”, destacou Diogo, ressaltando a missão do espaço em promover o desenvolvimento integral dos jovens do município, oferecendo acesso à educação, cultura, esporte, qualificação profissional e participação cidadã.

Um dos formandos foi Pietro César Pontes, de 18 anos, morador de Grussaí, que fez a Oficina de Videomakers. “Gostei muito! Foram momentos de aprendizado muito bons. O professor também incrível e foi ótima a experiência, recomendo a todos”, destacou o jovem, que viu na capacitação a chance de ter uma renda extra futuramente.

Além das habilidades técnicas, os jovens adquiriram conhecimento de trabalho em equipe, comunicação, pensamento crítico, autoestima e autoconfiança, gestão do tempo, empatia, respeito, responsabilidade e resiliência. “É preciso, hoje em dia frisar, a importância da arte para os nossos jovens. É um momento em que eles conseguem ali se expressar, onde eles conseguem se desenvolver psicologicamente, emocionalmente”, destacou a artista muralista e professora Jucelia Félix, que dá aula de pintura na Casa.

O espaço, que funciona na Rua São Pedro, número 186, na sede do município, segue oferecendo aulas de violão, às terças-feiras, e percussão, todas as quintas, às 17h, com vagas disponíveis para novos participantes. Durante o verão será lançada uma programação especial para manter o engajamento e desenvolvimento dos jovens, segundo informou o coordenador.

Durante a cerimônia desta quinta, a secretária Aline Ponte reforçou a importância da Casa da Juventude, parabenizando toda a equipe e formandos. “Quero deixar aqui o meu muito obrigado a todos vocês. A gente sabe o quanto todos se empenharam para fazer isso aqui acontecer. A Casa da Juventude é a casa de todas as tribos jovens. É para o melhor da juventude sanjoanense. Aproveitando também o espaço, trago o abraço da prefeita Carla Caputi e o recado dela de que a Casa da Juventude não vai parar. Essa foi só a primeira formatura”, discursou Aline.

Jovens entre 15 e 29 anos podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As vagas para os cursos são preenchidas por ordem de chegada, e os interessados devem comparecer à Casa com RG, CPF e comprovante de residência.

Fonte: Secom