Curso habilitou 30 pescadores para que possam exercer suas atividades profissionais
Pescadores de São João da Barra que concluíram o Curso de Habilitação de Pescador Profissional (POP) receberão, no dia 14 de julho, em solenidade às 14h, no Auditório da Colônia de Pesca Z-2, em Atafona, o certificado de conclusão e a carteira POP, que permitirá a condução de embarcações pesqueiras.
O curso gratuito habilitou 30 profissionais e foi disponibilizado pela prefeitura de São João da Barra – por meio da secretaria de Pesca – em parceria com o Instituto Atlantis de Preservação Ambiental, dentro do programa Plataforma Educativa Repsol Sinopec. A iniciativa contou com apoio da Marinha do Brasil, por meio da Agência da Capitania dos Portos do município.
– Com a realização desse curso, trouxemos para a legalidade os pescadores que se encontram trabalhando sem habilitação e segurança da navegação. O documento registra, ainda, todas as atividades profissionais e garante acesso à aposentadoria, desde que haja contribuição com o INSS – destacou o secretário municipal de Pesca, Joel Pinto Serra.
O pescador de Atafona, João Cleber Nunes Bastos, que atua há 15 anos na pesca, disse que o curso foi fundamental para alertar sobre cuidados necessários sobre a preservação da vida em alto mar e trazer tranquilidade profissional no seu trabalho. “Agora com a carteira de habilitação vou trabalhar sem medo de ter a embarcação apreendida pela Marinha em caso de fiscalização”, comentou Cleber.
A Plataforma Educativa Repsol Sinopec opera através de um sistema itinerante, no qual as aulas são ministradas em uma unidade móvel de 12 metros de comprimento, equipada com computadores e kit multimídia, onde são transmitidas instruções básicas para a navegação, conscientização para não poluir o mar, noções de primeiros socorros, combate a incêndio, marinharia, sobrevivência do náufrago, manutenção preventiva das embarcações, equipamentos de segurança na pesca, entre outras disciplinas visando principalmente a aquisição de conhecimentos, aprimoramento, qualificação, capacitação e aperfeiçoamento profissional dos pescadores que já atuam na área.
Fonte: Secom – SJB