Assista ao vídeo (AQUI)

A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi garantiu que o município vai disponibilizar recursos para a contratação de um estudo definitivo que aponte uma solução para o problema de erosão na praia de Atafona. A afirmação foi feita pelo secretário de Comunicação, Rodrigo Florencio, durante uma palestra ministrada pelo especialista em erosão costeira, Eduardo Bulhões, na Câmara de Vereadores.

O evento foi realizado a pedido da vereadora Soninha Pereira e contou com a presença de vereadores e sociedade civil. Existem três estudos que apontam uma solução para minimizar o avanço do mar em Atafona, mas todos estão defasados. Há cerca de dois meses, a prefeita e os vereadores estiveram numa audiência com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, agendada pelo deputado federal Murilo Gouvêa, para debater o tema.

Na época da audiência em Brasília, o deputado Murilo se comprometeu em destinar uma emenda parlamentar na ordem de R$ 1,8 milhão para financiar o estudo. Ontem, durante a sessão na Câmara, a prefeita mandou mensagem informando que já está em contato com o deputado e acordado com ele que, caso a emenda não consiga sair este ano, que o município empregará os recursos dos cofres da prefeitura e a emenda do deputado será utilizada em outra área.

A vereadora Sônia Pereira, responsável pelo evento, comemorou a notícia. “Lutamos pelo povo de São João da Barra e essa notícia mostra que estamos trabalhando e caminhando para uma solução para Atafona”.

A prefeita Carla Caputi agradeceu o esforço do deputado durante uma live e disse que está em contato permanente com o parlamentar. Ela destacou a importância desse estudo de viabilidade técnica econômica para definir o projeto adequado de contenção da erosão costeira. Ela ressaltou que a prefeitura está ciente da complexidade do problema e da necessidade de tomar medidas adequadas e efetivas para proteger a zona costeira e garantir a segurança e qualidade de vida dos moradores.

Nesse sentido, a participação do Deputado Murilo Golveia, que destinou recursos através de uma emenda parlamentar e está encaminhando o processo na esfera federal, é fundamental para fortalecer as ações e impulsionar a discussão sobre a contenção da erosão costeira.