A 25 dias do pleito municipal, a candidata à reeleição pela Prefeitura de São João da Barra, Carla Caputi (União), ampliou ainda mais a sua vantagem sobre o candidato de oposição, segundo pesquisa Factum, divulgada nesta quarta-feira (11). Caputi cresceu 10 pontos na intenção de votos desde que a campanha começou, se comparado com levantamento feito pelo mesmo instituto em junho deste ano. Agora, ela tem 81,9% contra 9,2% de Danilo Barreto, na estimulada. O favoritismo de Carla é reforçado na pesquisa ao apontar que 90% dos sanjoanenses aprovam o atual governo dela.
Assim como na intenção de votos, quando se compara com o último levantamento, Caputi também viu a aprovação do seu governo subir dos 86,88% de junho aos 90% de agora. Apenas 9% dizem não aprovar, enquanto 1% que não soube responder.
Também chama a atenção o fato de ser o candidato de oposição Danilo Barreto o que tem a maior rejeição na pesquisa. Se em junho, 19,4% dos sanjoanenses o rejeitavam, agora esse percentual dos que não querem ele aumentou ainda mais para 27,3%. Por outro lado, sua adversária tem 5,3% de rejeição.
A vantagem de Caputi sobre o seu concorrente também foi ampliada na pesquisa espontânea. A prefeita subiu de 40,15%, em junho, para 69%, enquanto o seu opositor ficou em 8,2%. Os votos brancos e nulos caíram de 6% para 4%. Já os indecisos diminuíram de 46,2% para 17,6%.
A sondagem 381 eleitores de SJB, entre os 5 e 6 de setembro, teve o registro RJ 06382/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com margem de erro de 5 pontos para mais ou menos.