Para garantir a segurança das pessoas que circulam pelas vias públicas, a Prefeitura de São João da Barra vai implementar em Grussaí, Atafona e na sede do município o conceito de traffic calming. A medida, que rompe com a ideia de que “as ruas são feitas para os carros, não para as pessoas”, também visa gerar a redução de ruídos e a poluição do trânsito. Serão instalados quebra-molas elevados, com faixas de pedestres, interligando uma calçada a outra. A prefeita Carla Caputi esteve nesta sexta-feira, 31, acompanhando o início do trabalho na Avenida Liberdade.

— A intenção é proporcionar um trânsito mais calmo e tranquilo, para que as vias sejam mais seguras e melhores aproveitadas pela população. Esse conjunto de medidas de planejamento urbano e de tráfego vai incidir na redução da velocidade dos veículos, aumentando a segurança dos deslocamentos principalmente dos pedestres, ciclistas e cadeirantes — ressaltou a prefeita Carla Caputi.

Esta primeira etapa do traffic calming inclui outros modelos de redutores de velocidade. Em Grussaí, além da Liberdade, serão contempladas as ruas da E. M. Amaro de Souza Paes e da C. M. E. Nossa Senhora Aparecida, entre outras. Em Atafona, a Avenida Atlântica e o perímetro urbano da BR-356. Na sede, em pontos de maior movimentação em toda a área central.

A obra, orçada em R$ 222.495,03, será executada pela empresa M.J.X. Construções, com prazo de entrega de 60 dias. Os quebra-molas terão uma altura de 20 a 25 centímetros, largura de 4,5 metros e o comprimento vai variar de oito a 12 metros, de acordo com a rua. Eles serão construídos em base de pó de pedra com bica corrida, piso intertravado, paralelepípedo ou concreto asfáltico. Após a etapa de construção, serão feitas ainda as sinalizações verticais e horizontais.

O secretário municipal de Obras e Serviços, Alexandre Rosa, informou que a próxima localidade a ser atendida será Barcelos, mas estudos estão sendo feitos para levar o conceito de traffic calming a outros distritos. “Vamos dar prosseguimento aos estudos levando em consideração as questões técnicas e respeitando a legislação de trânsito”, disse Alexandre.

Além da prefeita Carla Caputi estiveram presentes na visita neste início da obra o presidente da Câmara de Vereadores, Alan Barreto, o subsecretário municipal de Obras e Serviços, Flávio Raposo, e o sócio-proprietário da empresa M.J.X. Construções, Márcio Tavares.

Fonte: Secom