A Prefeitura de São João da Barra é parceira do Porto do Açu e do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds) na 2ª edição do Juventude Empreendedora. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Departamento de Juventude e Políticas Públicas, vem buscando mobilizar jovens com espírito empreendedor, sobretudo os que vivem em situação de vulnerabilidade social, para que participem do projeto. Para fazer parte da capacitação em empreendedorismo, que começa em agosto, os candidatos precisam ter entre 18 e 29 anos e possuir uma ideia de negócio ou um negócio já existente que queiram desenvolver. As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 20 de julho, pelo link (aqui).
O Juventude Empreendedora é uma tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de jovens empreendedores, através de um processo de formação capaz de despertar competências e habilidades, que podem potencializar o impacto positivo de suas ideias no território em que estão inseridos.
— Essa valiosa experiência nos revela uma trajetória de sucesso na formação de uma geração consciente, ativa, autônoma, responsável e, sobretudo, protagonista do seu desenvolvimento pessoal e da sociedade. Uma juventude próspera, que realiza e que faz junto. Atuamos na parceria com a disponibilização de espaços próprios do município para realização do projeto e, principalmente, na mobilização de nossos jovens. Sabemos que muitos têm ideias, mas faltam recursos para desenvolver — afirmou o coordenador de Juventude e Políticas Públicas do município, Diogo Pessanha.
O projeto está na segunda edição no Norte Fluminense. Na primeira, foram 50 jovens capacitados e mais de R$ 30 mil investidos em negócios. A capacitação deste ano tem duração prevista de quatro meses, com atividades em modelo híbrido, formações on-line e eventos de integração e avaliação de forma presencial, em São João da Barra. Ao final, os empreendedores terão a oportunidade de expor suas iniciativas na Feira de Negócios do projeto, concorrer a premiações e ingressar na rede do Juventude Empreendedora, com formação continuada e networking com outros empreendedores do estado do Rio de Janeiro.
Fonte: Secom