A Secretaria Municipal de Ordem Pública realizou uma ação integrada com a Guarda Civil Municipal (GCM) e o 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), na noite deste sábado (10), mais uma Operação Choque de Ordem. O objetivo foi coibir irregularidades e responder a denúncias frequentes de estacionamento irregular e perturbação do sossego na Avenida Pelinca e arredores.
Durante a manhã, o secretário municipal de Ordem Pública, Tenente Coronel Maxwell de Araújo, reuniu-se com o comandante da GCM, Wellington Levino. Na ocasião, a GCM disponibilizou três viaturas e um reboque para a operação. Já na parte da tarde, Maxwell se encontrou com o tenente-coronel Arthur, do 8º BPM, que garantiu o apoio de um oficial e quatro viaturas. Segundo o próprio tenente-coronel Arthur e o comandante da GCM, Wellington Levino, a operação era fundamental devido ao volume de denúncias recebidas. A Guarda Civil costuma registrar reclamações sobre estacionamento irregular e motos com descargas esportivas, enquanto o 8º BPM é frequentemente acionado por perturbação do sossego alheio.
A operação começou às 23h e se estendeu até as 4h da madrugada. Foram fiscalizados 11 estabelecimentos comerciais com histórico de perturbação. Entre esses, dois receberam notificação para desligar o som e encerrar as atividades. Um outro comércio foi notificado por utilizar a calçada de forma irregular, ocupando o espaço público com mesas e cadeiras. Além disso, um estabelecimento foi orientado a comparecer à sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública para regularizar a documentação necessária ao funcionamento.
Durante a ação, 43 veículos estacionados de maneira irregular foram multados, e dois deles acabaram sendo removidos pela equipe de reboque. A Operação Choque de Ordem buscou, com o apoio das forças de segurança, melhorar a ordem pública na região e dar uma resposta às demandas da população por fiscalização.
Fonte: Ascom