Iniciativa da secretaria de Saúde, por meio do PSF, é em adesão ao Junho Vermelho, criado pelo Ministério da Saúde

doação-de-sangueCom o objetivo de incentivar as pessoas a doarem sangue, o Ministério da Saúde criou o Mês Vermelho. Através desta iniciativa, a secretaria de Saúde de São João da Barra, por meio do Programa Saúde da Família (PSF) e com organização da Unidade do Carrapicho, em Atafona, lançou a campanha Mês Vermelho de Estratégia de Saúde da Família Carrapicho, onde equipe e pessoas interessadas da comunidade doarão sangue ao Hemocentro do Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, nesta sexta-feira, dia 12. Para a locomoção dos doadores haverá transporte (ida e volta), que sairá, às 12h, do Centro de Tratamento Álcool e Droga, em frente ao antigo Canecão, em Atafona.

De acordo com o coordenador da Atenção Básica, Claudiomar Alves, além de ser considerado o Mês Vermelho, no dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue.

“O PSF Carrapicho escolheu o dia 12 de junho por ser considerado o dia do amor e, por isso, não há melhor prova de amor ao próximo como fazer o bem e doar sangue para aqueles que tanto precisam”, declarou.

Para ser doador são necessários os seguintes requisitos:

Estar portando documento de identidade com foto;

Ter entre 18 e 60 anos (pessoas com 16 e 17 anos poderão doar desde que acompanhados dos pais ou responsável legal e pessoas entre 60 e 69 se já são doadores);

Pesar mais de 50kg;

Estar em boas condições de saúde;

Não ter ingerido bebida alcoólica até 12 horas antes da doação;

Não ter feito tatuagens nós últimos 12 meses;

Não estar grávida, nem ter feito parto em até 90 dias e 180 dias se foi cesariana;

Não estar amamentando.

Fonte: Secom-SJB