Foto: Renato Timotheo - Parahybano

Foto: Renato Timotheo – Parahybano

Em atividade há quatro meses, o caminhão frigorífico da secretaria municipal de Pesca, com capacidade para 10 mil quilos  – uma conquista do governo José Amaro Martins de Souza, Neco, junto ao governo do estado, por meio do Programa Somando Forças –,  levou na última semana  para comercialização na Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ), empresa vinculada à secretaria estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, cerca de 3.800 Kg de pescado. Este ano, a secretaria realizou 20 viagens, entre 6 de janeiro e 26 de abril para o entreposto carioca, transportando 71.408 quilos de 10 pescadores, em média.

A produção de quarta-feira, 27, pertencente a Paulo Adriano, Roseli Maria de Oliveira e Osvaldo  Cravo incluiu as espécies peruá, charelete, palombeta, bonito serra e pargo, entre outras. “O pescador assina um Termo de Responsabilidade pelo transporte da carga, mas os valores de comercialização e a pesagem são definidos entre o proprietário e o comerciante da Ceasa-RJ ou de Piúma-ES”, explicou o secretário Joel Pinto Serra, acrescentando que a tendência é aumentar o número de pessoas atendidas com o retorno do caminhão com capacidade para 5 mil quilos que se encontra em reparo .  “A atual administração tem dado suporte necessário aos pescadores cadastrados na Colônia de Atafona, que comprovam estar exercendo a atividade e mediante a apresentação da carteira expedida pela Marinha, além de documentos pessoais. O município disponibiliza o veículo com combustível a custo zero ”, disse Joel.

No ano passado, a secretaria municipal de Pesca realizou, ao todo, 60 viagens para os dois estados. Foram transportados 157.964 quilos, entre 25 de março e 22 de dezembro. “O apoio  que damos é de fundamental importância para a categoria, que muitas vezes enfrenta dificuldades para levar o seu produto para os grandes mercados consumidores”, concluiu o secretário.

Fonte: Secom-SJB