Prestes a completar um ano de implantação, o projeto Caminhando com Saúde vem alcançando resultados positivos no atendimento a idosos hipertensos e diabéticos em Atafona, litoral de São João da Barra. Desenvolvida na Academia Popular do distrito todas as quartas e sextas, das 8h às 9h, a iniciativa atende 25 pessoas com acompanhamento de enfermeiro para aferição de pressão arterial e teste de glicemia e profissional em Educação Física, que coordena as atividades específicas para a idade e condições físicas.
O projeto envolve as secretarias municipais de Turismo, Esporte e Lazer e de Saúde, por meio do polo do Programa Saúde da Família (PSF) Atafona/Penha e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). De acordo com a secretária de Saúde, Denise Esteves, vem surtindo efeito com a maioria dos idosos, que estão conseguindo diminuir os medicamentos para depressão e ansiedade e os portadores de doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes mellitus e colesterol elevado se encontram compensados sem nenhuma alteração.
– Uma vez por mês é feito atendimento integral com a equipe multidisciplinar do PSF que vai até o local e avalia peso, altura, pressão arterial e diabetes, além de realização de palestra sobre promoção da saúde – disse a secretária, acrescentando que, além de estimular os idosos para a prática diária de atividades visando à diminuição do sedentarismo, a ideia é também motivar a comunidade tendo em vista que a academia está à disposição de todos.
Moradora de Atafona, Rita Meirelles Alves, 64 anos, é uma das participantes que vestiu a camisa do projeto e não perde um dia de atividade física. “Depois que passei a praticar as atividades corporais a minha vida melhorou muito, aumentando a minha autoestima e a disposição para a vida”, disse Rita, ressaltando está muito feliz e alegre com o companheirismo existente no grupo.
Devido ao aumento da demanda, a previsão, de acordo com a secretaria de Saúde, é que seja formada outra turma para o turno da tarde e que o projeto seja expandido para os demais PSF’s do município.
NASF – De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Patrícia Novas, o projeto Caminhando com Saúde surgiu com o levantamento de dados do diagnóstico dos problemas de saúde e suas possíveis soluções realizado pelos agentes de saúde através das visitas domiciliares. Após identificação, o trabalho foi iniciado com um grupo de 25 idosos que foram submetidos à avaliação clínica para saber se estavam aptos à realização de atividades físicas e palestras informativas com o intuito de conscientiza-los da importância da prática de atividades corporais.
A gestora do PSF Atafona/Penha, Sandra Emília de Azevedo Ramos, lembrou que, antes da prática de qualquer atividade física, é necessária avaliação clínica para saber o estado do paciente. “Esse trabalho é desenvolvido nos PSFs, que disponibilizam médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde, dentista e auxiliar de saúde bucal”, finalizou.
Fonte: Secom-SJB