A Câmara de São João da Barra aprovou várias matérias nesta terça-feira (12). Uma delas foi a indicação do presidente da Casa, Alan de Grussaí, solicitando ao Executivo, a efetivação da abertura de linha de crédito pelo Fundessan, a fim de que os microempreendedores, pequenos empresários, agricultores e pescadores invistam nos seus negócios. O objetivo é fomentar o empreendedorismo, abrir novas vagas de emprego e aquecer a economia local. “Esse fundo foi criado em 2008, mas nunca foi utilizado, pois precisa ser regulamentado pelo Executivo”, observou Alan, acrescentando que o fundo tem cerca de R$ 5 milhões, já reservados no Orçamento.

O plenário também aprovou requerimento de Franquis Arêas à Anatel, para que viabilize a colocação de uma torre de transmissão e recepção, com as devidas antenas, no 5º Distrito – região que padece de falta de sinal de telefonia móvel há anos. O pedido já foi feito inúmeras vezes pela Casa. Agora, os vereadores pretendem buscar apoio em Brasília para tentar resolver o problema, que também atinge as localidades de Cajueiro e Degredo.

Em conjunto, Franquis e Alan requereram à Cedae, que retorne o abastecimento de água potável na Ilha de Grussaí, do outro lado da Lagoa, voltando a atender cerca de 800 ligações que estavam sendo abastecidas e que também realize estudos técnicos para o retorno do serviço de colocação de hidrômetro em novas ligações.

Elisio Rodrigues fez requerimento à Liga Sanjoanense de Desportos, sugerindo que, durante o campeonato sanjoanense de futebol amador, algumas partidas sejam realizadas em Barcelos e no Açu. Carlos Machado da Silva (Kaká) requereu à Secretaria Municipal de Saúde, a implantação do Centro de Especialidade Odontológica (CEO) no município, para atendimentos diversos em saúde bucal.

Indicações aprovadas – Construção de mais campos de futebol no município (Kaká); construção de uma creche comunitária com a presença de vários profissionais, na localidade de Alto do Cardeiro (Chico da Quixaba); pavimentação ao longo da Rua Principal de Palacete, no pequeno trecho de 1,2 quilomêtro entre a entrada para a Vila da Terra e a ponte que divide os municípios de Campos e SJB (Elisio); construção de uma escola modelo (com playground e quadra) e uma creche em Chapéu do Sol (Alan).

Analiel fez duas indicações para a sede: reforma dos paralelepípedos e meio-fio das vias públicas e elaboração de um projeto para fechar uma das pistas da Avenida Genecy Mendonça, aos domingos, para práticas recreativas e de lazer. Julinho Peixoto propôs a reforma e ampliação do posto do Estratégia Saúde da Família (ESF) de Campo de Areia e o calçamento/urbanização da Rua Antônio Manoel de Sá, em Grussaí – ambos por meio de indicação.