Por meio de requerimento à Secretaria de Obras, o vereador Analiel Vianna solicitou a substituição dos postes e refletores do campo de futebol do Açu. Kaká pediu para incluir o campo de Caetá no pedido e, Elisio, a inclusão do campo de Barcelos. Há meses, a iluminação pública tem sido um problema recorrente em vários pontos do município. Cobrados pela população, os vereadores já abordaram o assunto diversas vezes nas sessões. Além do requerimento de Analiel, a Casa aprovou também uma indicação assinada por todos os parlamentares, propondo ao Executivo, a elaboração de um processo licitatório para terceirizar a iluminação pública.

Por meio de requerimento ao Governo do Estado, Chico da Quixaba solicitou mais viaturas e contingente para fazer ronda por todo o município. Segundo ele, o 5º Distrito, por exemplo, é muito grande, conta apenas com duas viaturas e tem momentos que essas viaturas ainda saem para atender Campos. “Com medo de assaltos, os comerciantes estão tendo que colocar grades nos seus comércios”, disse.

Foto: Raphaella Viana

Doação de sangue – Na sessão, o plenário também aprovou indicação do presidente da Casa, Elisio Rodrigues, que sugeriu ao Executivo, a elaboração de um projeto para assegurar ao doador de sangue regular do município, um desconto no valor do IPTU. Para isso, o contribuinte precisaria comprovar que doou sangue, no mínimo, três vezes no período do ano anterior ao desconto pretendido. A ideia, com isso, é incentivar a doação haja vista que o verão está chegando – período em que o estoque do Hemocentro costuma diminuir.

Por meio de requerimento às secretarias de Turismo e Segurança Pública, Analiel Vianna sugeriu que seja feito um estudo visando ao fechamento da orla de Grussaí para a prática de atividades físicas, como é feito em outras cidades nos fins de semana. Junior Monteiro pediu à Prefeitura que elabore logo o projeto de lei de reajuste salarial dos servidores públicos, já que estamos chegando ao final do ano. Em razão da pandemia, o presidente Bolsonaro sancionou uma lei que proíbe reajuste a servidores públicos até 2021.

Foto: Divulgação

Reformas – Matérias para obras e reformas de espaços públicos foram aprovadas. O vereador Carlos Machado da Silva (Kaká) solicitou a reforma da área existente ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Atafona. Franquis Arêas pleiteou a reforma do Parque de Exposições Manoel Rangel Pessanha e do Ginásio de Esportes Arlindo Aquino (incluindo os banheiros, vestiários e a troca do telhado). Junior Monteiro solicitou a reforma do posto de saúde 24 horas do Açu e o de 12 horas também. Elisio solicitou a reforma das praças e áreas de lazer de Barcelos e Roças Velhas. Soninha pediu a reforma da praça do bairro de Fátima, Chatuba e Nova São João da Barra.

Mutirão para exame de mamografia

Criado no início da década de 1990, o ‘Outubro Rosa’ é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. E, como a prevenção é sempre o melhor caminho, a Câmara de São João da Barra aprovou, na sessão desta quarta-feira (19), um requerimento da vereadora Sônia Pereira, vice-presidente da Casa, no qual propõe à Secretaria Municipal de Saúde, a organização de um mutirão para a realização do exame de mamografia. “O câncer de mama é muito preocupante”, disse. Ainda para a pasta da Saúde, o vereador Chico da Quixaba requereu o serviço de fisioterapia no posto de saúde de Cajueiro.