Assista aos vídeos (AQUI) e (AQUI)

Com o objetivo de homenagear munícipes de descendência negra que vêm se destacando em São João da Barra, a Câmara promoveu a segunda edição da Noite da Consciência Negra. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (30) e teve como ponto alto, a entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares ao músico João Batista Moreira Ferreira, vocalista e um dos fundadores da Banda TB-6. Bem humorado e dono de um talento ímpar, o sanjoanense agradeceu a honraria e falou o que pensa sobre a data.

– Nasci negro, sou negro e vou morreu negro! Graças a Deus, isso não me incomoda não porque sempre lutei pela minha vida e meu trabalho; sempre corri atrás dos meus sonhos e a cor nunca me impediu de fazer nada. A minha negritude eu jogo na minha alma, na minha música e na minha vontade de viver. Deixo isso como exemplo para muitos: se você for bom, a cor não vai importar tanto assim – destacou João.

Foto: Parahybano

Mais – O evento também foi marcado pela outorga do Troféu Consciência Negra que, desta vez, agraciou os sanjoanenses: Enildo Monteiro (professor de matemática), Denise Rodrigues Cândido (moradora do bairro Carrapicho), Conceição de Maria Anacleto (moradora de São João da Barra), Jonathan Ribeiro da Silva (trabalhador portuário), Bruno da Silva Germano (professor de dança e licenciado em Teatro), Antônio Marcos Pinto Maria (subsecretário municipal de Obras) e Laysa Magalhães Soares (funcionária da Prefeitura).

A noite teve início com uma apresentação de capoeira com o professor Chicão de Assis. Em seguida, a ativista e membro do Movimento Negro Unificado do Rio de Janeiro, Cristiane Monteiro Riscado, fez uma reflexão sobre o Dia da Consciência Negra. E iniciou falando sobre a luta do alagoano Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695, entrando para a história como ícone da resistência negra à escravidão. “Essa homenagem que a Câmara vem fazendo é muito importante, pois nós temos que ter a consciência de que o negro também tem o seu lugar, o seu direito de ir e vir. E infelizmente o racismo ainda não acabou. Precisamos lutar pela igualdade de direito para todos!”, observou Cristiane, que foi a agraciada na primeira edição, em 2019.

Foto: Parahybano

O presidente da Casa, Elisio Rodrigues, recorda que o Prêmio Zumbi dos Palmares foi instituído pela resolução nº 398/2019. “Parabenizo cada um que aqui está fazendo jus a essa homenagem e quero falar também da responsabilidade de vocês, que representam todos os munícipes de São João da Barra; representam a raça negra com muito orgulho e isso é muito importante. E quero aqui também lembrar que este evento não seria possível se não fosse o ex-vereador Alex Firme, autor da resolução aprovada por unanimidade, em 2019, e de Aluizio, que iniciou naquele ano mesmo, não deixando esse dia passar em branco aqui na Câmara”, concluiu o presidente.