Obras, iluminação, agricultura e segurança pública estão entre os assuntos abordados pelos vereadores de São João da Barra nesta terça (13). Por meio de indicação ao Executivo, Junior Monteiro sugeriu que o município viabilize com a diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a inclusão de hidroterapia para os alunos da instituição. A terapia aquática vem sendo adotada em várias cidades, com ótimos resultados.

Elisio Rodrigues sugeriu ao Executivo, a elaboração de um projeto de lei visando estabelecer um novo Programa de Recuperação Fiscal (Refis), para pagamento de tributos como: ISS, IPTU, entre outros. Ainda nesta área, o vereador Carlos Machado da Silva (Kaká), sugeriu à Prefeitura, que possa prorrogar o prazo de pagamento do IPTU 2023 até o dia 16 de julho, mantendo o desconto de 20% para quitação à vista. Uma luta antiga do Legislativo voltou ao plenário. Trata-se do reajuste salarial dos servidores públicos que trabalham com auxiliares de creche. Desta vez, a proposição foi feita por Analiel Vianna.

O presidente da Casa, Alan de Grussaí, fez requerimento à Secretaria de Obras, solicitando a substituição da iluminação pública no bairro Lagoinha (Grussaí) pelo sistema de iluminação com lâmpadas de led em todas as ruas do bairro. Em conjunto, Alan e Chico da Quixaba requereram a aquisição de duas máquinas patrol e equipamentos para atender os produtores rurais do município, principalmente os do 5º Distrito, que possui muitas estradas vicinais e de chão.

Demais indicações aprovadas: construção de banheiros nas imediações da Praça de São Pedro (sede) e construção de uma escola modelo, com playground e quadra esportiva, em Atafona (Sonia Pereira); saneamento básico, urbanização, construção de praça e calçamento das ruas do bairro Jardim das Palmeiras, em Atafona (Elisio); construção de um polo gastronômico no bairro Telê Santana, em Grussaí (Alan); poda das árvores próximas à antena da Oi, na sede (Junior); complementação do asfaltamento de todas as ruas que ficaram com pequenos intervalos para serem completadas (Analiel); colocação de guardas municipais no calçadão Jair da Graça Raposo, na sede: um ao lado da Única Farma e outro na chegada da Rua Barão de Barcelos (Júnior).

Por meio de indicação verbal, Chico solicitou ao Executivo, a construção de quebra-molas em frente à Escola Municipal Luiz Délio de Mendonça, em Cazumbá. Porém, não sendo possível de imediato, que coloque um carro da Guarda Civil para dar suporte no local, que tem fluxo intenso de veículos.