Assuntos diversos foram debatidos pelos vereadores de São João da Barra na sessão desta quarta-feira (28), sendo duas matérias voltadas para o 5º Distrito. Chico da Quixaba requereu à Secretaria de Obras, a reposição das lâmpadas queimadas nas vias públicas de Quixaba. Julinho Peixoto requereu a colocação de quebra-molas padronizados ou tachões no trecho entre Córrego Fundo e Cazumbá.
Já a vereadora Sônia Pereira fez dois requerimentos à Secretaria de Meio Ambiente, para que esta viabilize com o Inea, as seguintes solicitações: estudos para a elaboração de um projeto para planejar a abertura da barra da Lagoa de Grussaí para o mar, e a retirada das areias que estão invadindo as casas e os comércios na rua dos frigoríficos no Pontal.
À Secretaria de Educação, Analiel Vianna pediu agilidade para a aquisição de água mineral para as escolas da rede municipal – demanda apresentada por ele, por meio de emenda impositiva, no Orçamento deste ano. Júnior Monteiro requereu à Defesa Civil, que mantenha os salva-vidas em toda a extensão da faixa de etária do Pontal à Ilha da Convivência e também nas orlas marítimas de Atafona, Grussaí e Açu.
Mais – Quatro indicações foram aprovadas pelo Plenário: construção de um terminal rodoviário em Grussaí (Fábio Pedra); reforma geral do Espaço da Ciência, em Atafona, com aquisição de novos equipamentos (Elisio Rodrigues); conclusão e inauguração das obras solicitadas via emendas impositivas dos vereadores na Lei Orçamentária de 2022 (Analiel) e asfaltamento da Estrada do Sesc de Grussaí (Carlos Machado da Silva – Kaká).
Por meio de indicação verbal, Junior solicitou à prefeita, Carla Caputi, que faça contato com a Secretaria Municipal de Saúde, acerca de uma emenda de R$ 500 mil que ele conseguiu, em Brasília, no ano passado, para a compra de aparelho de raio X para Mato Escuto, pois o dinheiro já se encontra nos cofres públicos. Ele também pediu agilidade para a compra de um aparelho oftalmológico, solicitado por ele, por meio de emenda.
Uma moção foi aprovada, ao secretário de Obras, Alexandre Rosa, pela colocação de bancos de cimento no calçadão de Grussaí – solicitação feita pelo edil Fabio Pedra. No início da sessão, o primeiro-secretário, Elisio, leu um ofício da Secretaria de Meio Ambiente em resposta ao requerimento nº 017/2024, do vereador Alan, que sugeriu a realização de um plano de trabalho imobiliário no município, para facilitar a regularização dos imóveis. A pasta informou que já está na fase final de elaboração de um estudo técnico preliminar que faz parte da contratação de empresa especializada para realização da revisão do Plano Diretor e para a elaboração do cadastro territorial multifinalitário.