A Câmara Municipal de São João da Barra vai enviar, nesta quarta (28), um ofício ao novo comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do Estado do Rio de Janeiro, tenente coronel, Gustavo Pinheiro Marques, dando boas-vindas e desejando sucesso. No documento, o Legislativo também solicita o agendamento de uma reunião com a presença dos nove parlamentares. “Estamos solicitando essa reunião porque precisamos debater diversos assuntos relacionados à segurança pública do nosso município”, adiantou o presidente da Casa, Elísio Rodrigues.
O legislativo sanjoanense tem recebido muita reclamação por parte da população, principalmente a respeito de assaltos a residências. Na sessão do último dia 13, foi aprovado um requerimento à Secretaria Municipal de Segurança Pública, para a instalação de mais câmeras filmadoras nas vias públicas, para auxiliar nas investigações dos crimes. Segundo os vereadores, cresceu também o número de assaltos com reféns. Também foi solicitado pelo plenário, o retorno do serviço 190 no município.
Outra reivindicação bem antiga do parlamento é a transformação da 5ª Companhia (atualmente vinculada ao 8º BPM) em uma unidade independente. O pedido já foi feito inúmeras vezes pela Casa, nos últimos anos. A área de atuação do 8º BPM compreende os municípios: Campos (1ª e 2ª companhias), São Francisco de Itabapoana (3ª companhia), São Fidélis (4ª companhia) e São João da Barra (5ª companhia).