Com pauta extensa, a Câmara de São João da Barra aprovou, na sessão desta terça-feira (30), matérias destinadas a várias áreas e localidades do município. O primeiro requerimento apreciado, de autoria conjunta dos vereadores Carlos Machado da Silva (Kaká) e Júnior Monteiro, foi para a aquisição de um aparelho de raio-X para a unidade de saúde no Açu. O outro pedido, também à Secretaria de Saúde foi feito por Junior, que solicitou o retorno do profissional neuropediatra para a unidade de saúde de Mato Escuro e de um pediatra para o posto de saúde do Açu.

O plenário também aprovou dois requerimentos para a Enel: um do vereador Franquis Arêas, solicitando uma revisão na rede de energia elétrica das praias (incluindo a reposição das fiações que foram furtadas) e o outro do edil Alan Barreto, que cobrou a extensão de rede de energia elétrica com colocação de postes na Rua Armando Tavares, em Grussaí.

Foto: Divulgação

À Secretaria de Meio Ambiente, Franquis também requereu a colocação de depósitos de lixo em toda a extensão das praias de São João da Barra. Julinho Peixoto solicitou à Secretaria de Obras, a colocação de quebra-molas em Sabonete, nas imediações do posto de saúde e do DPO. Analiel Vianna requereu à Secretaria de Agricultura, o reparo no caminhão pertencente a esta secretaria, bem como a compra de dois caminhões novos para atender aos produtores rurais, pelos prejuízos que tiveram com as chuvas recentes. Chico da Quixaba requereu à Anatel, reparo e manutenção das torres de transmissão e recepção da operadora Vivo, em todo o município.

Indicações – Por meio de indicação ao Executivo, o presidente da Casa, Elisio Rodrigues, solicitou que seja feito um estudo para a elaboração de um projeto de lei estendendo e concedendo bolsa universitária para os estudantes que estejam cursando medicina e odontologia, bem como a viabilidade de também agraciar os munícipes que estejam cursando pós-graduação. Elisio também pleiteou a retornada do atendimento do Procon no município. A Casa aprovou, ainda, uma indicação de Kaká, solicitando a ampliação do cemitério de Amparo, bem como o conserto e a extensão da cobertura do mesmo.

Foto: Raphaella Viana

Por fim, a Casa aprovou quatro projetos de lei com a finalidade de autorizar o Executivo a formalizar termo de colaboração ou de fomento com as agremiações carnavalescas: Congos, Chinês, Acadêmicos da Vila Imperial e Os Indianos. Elisio ressaltou que esses projetos foram amplamente discutidos entre os vereadores e as comissões, chegando ao entendimento de que “não deveríamos privar as agremiações de se organizarem”, disse, destacando que a aprovação dessas leis autorizativas não significa que haverá carnaval em fevereiro. “Se tiver, já estará tudo preparado. Se não tiver, poderá ser feito em outra data”, explicou.