Melhorias em infraestrutura para a conservação de vias públicas de São João da Barra foram solicitadas pelos vereadores na sessão da Câmara desta terça-feira (16). Ao Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ), Analiel Vianna requereu serviços de recapeamento asfáltico na RJ 240. “Essa estrada corta todo o nosso 5º Distrito, é muito importante, inclusive, para o Porto do Açu, mas está com muitos buracos”, explicou o parlamentar, que requereu à Secretaria de Obras, a colocação de quebra-molas em Bajuru, também no 5º Distrito.

Por meio de requerimento verbal, Alan Barreto “reforçou” um requerimento feito por ele na semana passada sobre a necessidade de reforma da passarela de pedestre em Grussaí. Segundo ele, com o retorno das aulas presenciais, o local está mais movimentado e pode causar acidentes, pois a lagoa está muito cheia e estrutura, bastante deteriorada. “A barra foi aberta, o fluxo de água está mais intenso e tem grande de risco da passarela cair”, disse.

Foto: Raphaella Viana

Para a pasta da Saúde, a Casa aprovou requerimento de Julinho Peixoto pedindo o retorno da fisioterapia na unidade de saúde de Sabonete, com a inclusão do atendimento específico para crianças.

Duas indicações do presidente da Casa, Elisio Rodrigues, foram aprovadas: reforma geral da ciclovia entre a Sede e Atafona (com melhoria na iluminação) e construção de um Centro de Referência do Idoso, em Barcelos. O espaço, segundo Elisio, atenderia também moradores de localidades vizinhas, proporcionando melhor qualidade de vida para a terceira idade. Carlos Machado da Silva (Kaka) pleiteou, por meio de indicação ao Executivo, a concessão de um auxílio natalino para os servidores públicos do município.

Foto: Câmara

Sônia Pereira (Soninha) e Elisio fizeram indicação, solicitando à Prefeitura que analise a possibilidade de prorrogar o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) até o dia 31 de dezembro, para que os contribuintes tenham um pouco mais de tempo para quitar tributos como o IPTU e a taxa de alvará.Na Ordem do Dia, o plenário aprovou alguns projetos de lei; dentre eles: 092/2021, da vereadora Soninha (que denomina de Cristo Redentor, a Rua Projetada I, no bairro Porto Seguro, na Sede); o 093/2021, também de Soninha (que dispõe sobre a instalação de brinquedos adaptados em praças, parques, escolas e creches públicas e municipais) e o 094/2021, de Analiel Vianna (que denomina de Otimar Peixoto Almeida, a rua sem saída que começa na Estrada de Saco Dantas e termina no terreno de José Clarício Toledo de Almeida, em Água Preta).