Possibilitar aos estudantes de São João da Barra, a vivência do processo democrático, compreendendo atividades de caráter informativo relativas ao exercício da cidadania e elucidativas do funcionamento do Poder Legislativo. Este é o propósito do Projeto Parlamento Jovem Municipal, que será promovido pela Câmara de Vereadores nesta terça-feira (26), a partir das 14h.  Na ocasião, os alunos vão viver a experiência de serem vereadores por um dia, participando de uma sessão ordinária, discutindo e propondo matérias de interesse público. Mas, antes de realizar a sessão, eles farão uma visita aos gabinetes dos vereadores e aos setores administrativos.

Os participantes desta edição são: Ana Clara Viana Do Amaral Paes (Colégio Eucarístico de Grussaí); Guilherme de Almeida Pessanha (Colégio Estadual João Coelho da Silva); Yasmin Marcilio Souza (Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa); Kauã de Azevedo Amaral (Colégio Estadual Dr. Newton Alves); Max Daniel Da Silva Oliveira (Escola Municipal Dr. Newton Alves); Hudson de Souza Monteiro Cajueiro (IFF de SJB); Manuella dos Santos (Escola Municipal Luís Délio Mendonça), João Dias Queiroz (Colégio Estadual Alberto Torres) e Maria Fernanda Araújo da Silva (Centro Municipal de Educação Avançada – CMEA I). .

– O Parlamento Jovem é um projeto muito interessante, pois os estudantes chegam aqui trazendo a sua percepção sobre as necessidades de nosso município e têm a chance de ver de perto, como é o trabalho de um vereador. É um projeto que trabalha a cidadania e a democracia, num debate sempre muito enriquecedor para todos – destacou o presidente da Câmara, Alan de Grussaí.

O evento, que chega a sua sétima edição, foi criado pela resolução nº 143/2013, de autoria dos ex-vereadores, Alex Firme e Aluizio Siqueira. No entanto, a primeira edição foi realizada em 2015.