Nove alunos da rede municipal de ensino de São João da Barra vão viver a experiência de ser vereadores por um dia. De que forma? Participando do projeto “Parlamento Jovem Municipal”, que vai acontecer nesta terça-feira (26), às 15h, no plenário da Casa. O objetivo é contribuir para a vivência do processo democrático, apresentando como é o trabalho do Legislativo e ajudar na formação de cidadãos mais conscientes.

A seleção dos estudantes foi feita pela Secretaria Municipal de Educação. Os participantes são: Nicolly Rangel do Nascimento (E.M. Chrisanto Henrique de Souza); Ketellen Ribeiro Luiz (E.M. Amaro de Souza Paes); Alíria Melo Nogueira Lopes (CMEA – Grussaí); Clara Pereira de Alvarenga (E.E.M. Luiz Gomes da Silva Neto); Luana de Almeida da Silva (E.M. Dr Newton Alves ); Igor Manhães Meireles (E.M. Manoel Ducas de Brito); Emilly Rangel Barbosa da Silva (E.M. João Flávio Batista); Maria Eduarda Mota Santana (E.M. Elysio de Magalhães) e Julia França de Abreu Rangel (E. Domingos Fernandes da Costa).

Parlamento Jovem de 2015 – Foto: Divulgação

No evento, eles terão a oportunidade de simular a jornada de trabalho parlamentar, exercendo o mandato como vereadores; apresentando (por meio de requerimentos e indicações) as demandas de seu bairro, rua e/ou município. Antes de iniciar os trabalhos, há a eleição da Mesa Diretora. Nas edições anteriores, várias dessas demandas foram aproveitadas pelos parlamentares, nas sessões ordinárias. “Nossa expectativa é grande, pois temos certeza de que será muito proveitoso, assim como foi das outras vezes. Este projeto é muito importante para a educação e a cidadania”, destacou o presidente da Casa, Elisio Rodrigues. O Parlamento Jovem foi criado por meio da resolução nº 143/2013.