A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de São João da Barra preparou uma programação especial para marcar o Mês da Mulher, nesta quinta-feira (31), no plenário da Casa. Às 14h, haverá o lançamento da Campanha Sinal Vermelho e o combate à violência contra a mulher. Às 16h, será promovido um debate sobre o tema “Violência Política contra a mulher”.

Entre as presenças confirmadas, estão: a atriz Cristiane Machado; a cantora Luciana Ribeiro; a advogada Vânia Aieta; a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Claudia Bucchianeri, além de prefeitas de várias cidades da região.

Foto: Câmara

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara foi criada no ano passado, por meio da resolução nº 444/2021 e tem como presidente, a vereadora Sônia Pereira (Soninha). Trata-se de um órgão independente, que busca garantir maior representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na política. Também pretende combater a violência e a discriminação contra as mulheres em nossa sociedade, qualificar os debates de gênero no Parlamento e receber e encaminhar aos órgãos competentes, as denúncias e anseios da população.

– Infelizmente, muitas mulheres ainda são vítimas de violência e precisamos nos unir, criar meios para poder ajudá-las. Este primeiro evento promovido pela Procuradoria da Mulher será um marco em nosso município, pois serão debatidos temas muitos importantes não só sobre combate à violência como também a presença de mulheres na política – destacou Soninha.

Foto: Raphaella Viana

A campanha “Sinal Vermelho” faz parte do Programa de Cooperação e o Código Sinal Vermelho, criado pelo Legislativo no ano passado (por meio da lei nº 782/2021). O código é uma espécie de “pedido de socorro” e funciona assim: a mulher que esteja sendo vítima deve desenhar um X na palma de sua mão, com batom ou caneta vermelha. Ao chegar a um estabelecimento comercial ou órgão público, por exemplo, com a mão aberta, a pessoa que for atendê-la, perceberá que ela necessita de ajuda e saberá como agir.