Os vereadores de São João da Barra aprovaram, na sessão do último dia 13, o decreto legislativo nº 004/2021, que autoriza a Câmara Municipal a fazer parte do Parlamento Inter-regional do Norte e Noroeste Fluminense – iniciativa que vai reunir as casas legislativas dos 22 municípios que formam essas regiões e que possuem inúmeras características em comum. O legislativo sanjoanense será representado pelo presidente e mais dois parlamentares indicados por ele.

O objetivo é fortalecer o poder legislativo regional, discutir assuntos de interesse da sociedade, dos poderes e da gestão pública, bem como atuar conjuntamente com a sociedade civil no apoio às políticas públicas, programas e ações governamentais e não governamentais visando alcançar padrões sustentáveis de desenvolvimento das cidades que o compõem.

Foto: Raphaella Viana

– Muito importante esta Casa de Leis participar desse parlamento, que vai debater assuntos comuns a esses 22 municípios, fortalecendo-os para buscar apoio junto ao governo federal e estadual – ressaltou o presidente da Câmara de São João da Barra, Elisio Rodrigues.

Regimento – O Parlamento Inter-regional foi instituído no dia 24 de setembro e contará com reuniões mensais, sendo a próxima, no dia 22 deste mês, em Itaperuna. Nesta quinta-feira (14), foi realizada uma reunião, em Campos, com os procuradores das câmaras. Segundo a procuradora do Legislativo sanjoanense, Pryscilla Marins, que participou do encontro, o objetivo foi dar início à formalização do regimento, que vai nortear todas as ações.

– A formação do parlamento inter-regional é de suma importância para o desenvolvimento do legislativo na região Norte e Noroeste, fortalecendo os interesses em comum dos municípios dessas regiões de modo a garantir uma representatividade uniforme em busca do desenvolvimento regional – disse Pryscilla.