Foto: Divulgação

Requerimentos, indicações e projetos de lei e de resolução foram aprovados pela Câmara de São João da Barra, na sessão desta quarta-feira (10), sendo a maioria relacionada ao esporte. À Secretaria Municipal de Obras, o vereador Alan Barreto requereu a construção de uma ciclovia no sentido Atafona/Grussaí. Ele lembrou que o número de pessoas adeptas ao ciclismo cresceu muito e é preciso oferecer segurança. O mesmo pedido também foi feito em conjunto por Alan e Analiel Vianna, para que o município construa uma ciclovia ligando Cajueiro a Degredo.

O plenário aprovou, ainda, o projeto de resolução nº 001/21, do vereador Elísio Rodrigues, que reconhece como utilidade pública, o projeto Ajudar, que tem contribuído muito na socialização das crianças e adolescentes. O projeto instrui o futebol e também tem uma importante prática do social, pois as mães se reúnem para fazer sopão para ajudar as comunidades mais carentes.

Três indicações também foram aprovadas para melhorias no Esporte: reforma do campo de futebol e da quadra poliesportiva de Cajueiro, incluindo a construção de vestiários, sanitários e alambrados (Elísio); reabertura de todas as academias populares existentes no município, com seus devidos instrutores (Sônia Pereira) e reforma geral do Ginásio de Esportes Arlindo Aquino, na sede, englobando os banheiros, vestiários, troca do telhado, melhorias na quadra de areia e no campo de futebol, com a colocação de uma nova grama (Franquis Arêas).

Requerimentos – À concessionária Enel, Chico da Quixaba requereu uma rigorosa revisão, com reposição das lâmpadas queimadas e manutenção periódica em todo o sistema de energia elétrica do 5º Distrito. À Secretaria de Pesca, Sonia solicitou a implantação do curso moço de convés aos pescadores, pois, segundo ela, muitos desejam trabalhar no Porto do Açu e precisam desse curso, que é caro. Franquis requereu ao Governo do Estado, a reforma do asfaltamento da RJ-240 de Azeitona até Açu. Júnior Monteiro solicitou à Secretaria de Saúde, o atendimento de pediatria 24 horas no posto do Estratégia Saúde da Família (ESF) no Açu ou em Mato Escuro.

À Secretaria de Obras, Alan pediu a implantação da sinalização vertical e horizontal e em todos os quebra-molas na Avenida Liberdade e na Rua Beira da Lagoa, em Grussaí. O último requerimento da pauta foi proposto por Elísio, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT). Ele solicitou informações sobre o motivo da paralização das obras da rotatória que estava sendo construída na BR-356, próxima à curva de Grussaí. Também quer saber quando a obra será concluída.

Ordem do dia –
O plenário apreciou sete vetos da prefeita Carla Machado, a projetos de lei de iniciativa parlamentar, aprovados em dezembro do ano passado. Dos sete vetos, a Casa manteve seis e derrubou um. Por fim, os parlamentares aprovaram em regime de urgência, os projetos de resolução nº 003 e nº 004, que criam, respectivamente, a Escola do Legislativo de São João da Barra e a Procuradoria Especial da Mulher no âmbito da Câmara.