Na sessão ordinária realizada pela Câmara de São João da Barra nesta quarta-feira (26) foram aprovadas cinco moções, além de requerimentos e indicações. O plenário aprovou, ainda, o projeto de resolução nº 029/2024, que altera o horário das sessões ordinárias, a partir do dia primeiro de agosto, para às 10 horas da manhã e não mais às 17h, como vinha ocorrendo.
Dois requerimentos foram feitos pelo vereador Fábio Pedra: o primeiro, direcionado à Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, solicitando uma avaliação sobre o número dos dias dos festejos durante o Circuito Junino, analisando a quantidade de dias e a possibilidade de concentrar a programação em um único espaço, com os ambulantes trabalhando. No outro, Fábio solicitou a reforma com o devido nivelamento da Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, na sede.
Seis indicações foram aprovadas pelo plenário, sendo duas do vereador Analiel Vianna: estudos criteriosos com a finalidade de auxiliar o transporte alternativo existente no município e a adoção de um projeto criterioso para a distribuição dos quiosques (que estão sendo construídos nas praças) aos munícipes que ali querem trabalhar, primando pela transparência e justiça. Segundo ele, os comerciantes estão ansiosos.
O vereador Elisio Rodrigues também fez duas indicações: retorno da Academia Popular de Barcelos, com a colocação de professores, e construção de abrigo de passageiros, com banheiros, na localidade de Vila da Terra.
Já a vereadora Sônia Pereira solicitou serviços de drenagem, calçamento e urbanização da “Rua do Postinho” e a continuação do calçamento da Rua do Coqueiro, no bairro Carrapicho, em Atafona.
Por meio de indicação verbal, o vereador Carlos Machado da Silva (Kaká) solicitou ao Executivo, que elabore um estudo para constar, no projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), um recurso destinado à construção de um hospital municipal. Também por meio de indicação verbal, Elisio solicitou a implantação do serviço de fisioterapia na Estratégia Saúde da Família de Cajueiro.
Ao final da sessão, o presidente Alan de Grussaí informou sobre o início do recesso parlamentar, marcando a próxima sessão ordinária para o dia 06 de agosto. Apesar de não haver sessão ordinária durante o recesso, as atividades administrativas e os gabinetes dos vereadores continuam funcionando normalmente.