O plenário da Câmara de São João da Barra aprovou várias matérias na sessão desta terça-feira (19), sendo algumas, para a região do 5º Distrito. À concessionária Enel, Analiel Vianna requereu um trabalho de revisão e substituição de postes no Açu que se encontram com suas bases corroídas. “Temos visto muitos postes deteriorados, correndo risco de quebrar e deixar a população sem energia, sem contar os riscos de causar ali algum acidente com crianças. Então, peço que resolva o mais rápido possível”, destacou.
Em conjunto, os vereadores Júnior Monteiro e Chico da Quixaba requereram ao Governo do Estado, a reforma do asfaltamento da RJ 240 de Azeitona ao Açu. Franquis Arêas fez requerimento à Anatel, cobrando providências para a colocação de uma torre de transmissão e recepção de telefonia móvel em local apropriado no 5º Distrito. Ele também pediu, por meio de indicação à Prefeitura, o asfaltamento da estrada conhecida como Caiambora, que liga Sabonete a Campo de Areia.
O presidente do Legislativo, Elisio Rodrigues, fez duas indicações ao Executivo. Na primeira, solicitou estudos necessários para a elaboração de um projeto de lei com o objetivo de criar um Arquivo Público Municipal, garantindo às próximas gerações, conhecer a história de São Joao da Barra e, na segunda, a retomada das discussões em torno do Projeto Orla, visando elaborar propostas previsíveis que venham a atender o desenvolvimento econômico, social, ambiental, de forma sustentável e dentro das normas patrimoniais e de ordenação urbanística do município.
À Secretaria Municipal de Educação, Analiel Vianna sugeriu a colocação de disciplinadores na rede escolar a fim de combater o bullying entre os alunos. Já o vereador Júnior Monteiro fez indicação pedindo a construção de uma escola municipal modelo com playground e quadra esportiva em Atafona. Carlos Machado da Silva (Kaká) requereu ao Governo do Estado, o asfaltamento da estrada do Sesc Mineiro, que liga a BR-356 à Avenida Liberdade, em Grussaí. A vice-presidente da Casa, Sônia Pereira (Soninha), pediu a contratação de funcionários para a função de agentes de endemias.
Obras – Diversas solicitações de obras à Prefeitura também foram aprovadas: construção de um banheiro para ambos os sexos em Caetá (Julinho Peixoto); construção de abrigos de passageiros com sanitários em frente ao posto de saúde de Cajueiro, nos dois sentidos da rodovia, e de uma quadra poliesportiva ao lado da escola de Palacete (Alan de Grussaí); calçamento das ruas do bairro Solar do Maranhão, na Sede (Sônia Pereira).
Projetos de lei aprovados – 009/2022, Julinho Peixoto (denominando de Amaro Peixoto, a rua que se inicia na olaria do senhor Aluizio com seu término no cruzamento que vai em direção à localidade de Campo de Areia); 010/2022, Junior Monteiro (que denomina de Maria Anita de Almeida, a antiga Rua da Lagoa, que se inicia na Rua Manoel Francisco de Almeida com seu término no final da mesma, no Açu); 011/2022, Elisio Rodrigues (denomina de Maria Auxiliadora Gomes, a Rua Projetada sem saída no loteamento Porto Seguro, em Cajueiro, rua que se inicia na Rua Manoel Ribeiro Sobrinho até o seu final); 017/2022, de Junior Monteiro (que inclui o Festival Julino do Açu no calendário oficial de eventos do município), além de projetos do Executivo para abertura de crédito adicional especial.
Homenagem – Na sessão, também foi aprovado o PL nº 018/2022, de Elisio, que denomina de Getulio Almeida dos Santos, a sede da Guarda Civil Municipal. Getúlio, que faleceu no dia 18 de janeiro deste ano, era subtenente reformado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e foi o primeiro comandante da Guarda Civil Municipal. Ex-presidente do Atafona Praia Clube, era uma pessoa muito conhecida e querida na sociedade sanjoanense. Em 2013, foi nomeado gerente do Departamento Municipal de Trânsito onde colaborou intensamente no trabalho de orientação e educação de trânsito.