A Câmara de São João da Barra aprovou, na sessão desta quarta-feira (10), projeto de lei do Executivo, que solicita autorização para abertura de crédito adicional suplementar por superávit financeiro. O texto recebeu emenda substitutiva de autoria dos vereadores, Elisio Rodrigues, Carlos Machado (Kaká), Franquis Arêas, Alan de Grussaí e Analiel Vianna, destinando R$ 5,2 milhões para a climatização de todas as escolas da rede municipal de ensino. O plenário também aprovou o projeto de lei nº 049/2022, da vereadora Joice Pedra, que dispõe sobre a proibição do manuseio, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifício com sonorização no município.

Pauta – Dois requerimentos foram aprovados para a Secretaria de Agricultura. Um de Elisio, sugerindo a elaboração de um projeto visando criar uma cooperativa para os agricultores sanjoanenses e, o outro, de Elisio e Franquis, pedindo a colocação de escavadeira hidráulica e retroescavadeira hidráulica para fazer a limpeza nos tanques de irrigação, auxiliando os produtores nos períodos de estiagem.

Foto: Câmara

Joice Pedra fez dois requerimentos: construção e/ou reforma de banheiros públicos dotados de total acessibilidade e implantação do Programa Visão, contemplando exames, medicamentos, doação de óculos para alunos da rede pública de ensino e munícipes em situação de baixa renda e baixa acuidade visual. À Secretaria de Obras, Franquis Arêas requereu a colocação de um ponto de iluminação ou um super poste em frente ao Instituto Federal Fluminense (IFF), na BR-356, na direção do ponto de ônibus.

Em seguida, foram aprovados dois requerimentos da vereadora Sônia Pereira (Soninha). No primeiro, destinado à Secretaria Municipal de Saúde, ela solicitou a colocação de um ônibus dotado de serviços de Odontologia para atender às comunidades sanjoanenses. Já no outro, à Tecban, requereu a instalação de um banco 24 horas em Atafona.

O plenário também aprovou as seguintes indicações: construção de um campo de futebol com vestiários e banheiros em Degredo (Júnior Monteiro); reforma da unidade de saúde 24 horas de Barcelos (Elísio Rodrigues). Por fim, os edis aprovaram duas indicações de Alan de Grussaí: urbanização, saneamento, calçamento, melhoria na iluminação e construção de praça do bairro Santa Rita, no Perigoso e serviços de urbanização, saneamento, calçamento, implantação de rede coletora de esgoto e calçadas padronizadas nas ruas do loteamento Liramar, em Grussaí.