A Câmara Municipal de São João da Barra encerra o primeiro semestre de 2025 com um balanço positivo de seus trabalhos, com destaque para o diálogo aberto com a população, a transparência e a promoção de debates para o desenvolvimento do município. Durante as sessões legislativas, os vereadores apresentaram reinvindicações para todos os distritos. Ao todo, a Casa aprovou 58 projetos de lei (42 do Executivo e 16 do Legislativo), 25 projetos de resolução, 53 requerimentos, 113 indicações e inúmeras moções.
Há seis meses na presidência da Câmara, a vereadora Sônia Pereira (Soninha), tem trabalhado bastante. Além de dar um toque mais feminino ao novo prédio do Legislativo, ela implementou algumas novidades, como: a Galeria de Presidentes da Casa; a criação da carteira de identidade funcional dos vereadores e servidores; a colocação do nome da poeta e jornalista sanjoanense Narciza Amália no plenário e, do ex-deputado estadual, Alberto Dauaire, na Escola Legislativa; a instalação do busto do ex-vereador Franquis Arêas na frente da Câmara. Outra novidade foi o repatriamento de um quadro de Narciza Amália que estava sob a tutela da Prefeitura há muitos anos. Além disso, a Casa inseriu três novas solenidades ao calendário oficial de eventos, para prestar reconhecimento às mães, aos pescadores e aos agricultores.
Soninha conta que, apesar dos poucos meses à frente da Câmara, ela está muito feliz com os resultados alcançados. “Temos feito uma gestão bem participativa e estamos de portas abertas para ouvir nossa população. Já promovemos reuniões com entidades representativas da mulher, com forças de segurança, com fazedores de cultura, com profissionais da saúde, entre outras categorias. Acolhemos todos com respeito e carinho, pois queremos ver nossa cidade crescer cada vez mais. Agradeço aos colegas vereadores, por todo o empenho, ao Executivo, pela parceria, e à população, por confiar no nosso trabalho”, destacou.
Com o objetivo de adquirir conhecimentos sobre o papel e responsabilidades de um vereador, no mês de março, os 13 parlamentares estiveram em Brasília, onde também aproveitaram para pleitear recursos e parcerias para o desenvolvimento de projetos e políticas públicas em prol dos sanjoanenses. “Seguimos trabalhando firme e unidos, pensando no futuro melhor para todos. Esse é o compromisso dos 13 vereadores que compõem esta Casa”, disse Soninha, que também colocou o plenário da Câmara disponível para entidades e organizações que queiram realizar atividades institucionais no local.
Fonte: Ascom