A sessão da Câmara de São João da Barra desta terça-feira (24) foi marcada por uma moção de pesar aos familiares do saudoso vereador Franquis Arêas, que faleceu no dia 17 deste mês, e pela posse de seu suplente, o vereador Fábio Pedra Cardoso (PSC). Com casa cheia, a reunião contou, também, com a presença da prefeita Carla Caputi.

Após a leitura do termo de posse, feita pelo presidente da Casa, Alan de Grussaí, o vereador Fábio Pedra fez o juramento de posse, conforme o Regimento Interno da Casa e iniciou o seu discurso, externando os seus sentimentos aos familiares e amigos de Franquis.

– Não é um momento fácil, estar assumindo essa cadeira de um grande homem da história politica do município, que é o senhor Franquis Arêas, que por quatro mandatos defendeu a sua terra do Açu, mas quero dizer que é um compromisso estar aqui sentado – disse Fábio, acrescentando que vai caminhar ao lado da prefeita. “Não tem como ficar do lado contrário de quem a gente vê que quer o melhor para a nossa terra”.

Oriundo de uma família das ilhas do Peçanha e da Convivência, na Foz do Rio Paraíba do Sul, Fábio é casado e tem dois filhos. Católico e apaixonado por Atafona, lembrou que fez uma campanha muito simples, durante a pandemia, obtendo 437 votos. “Para muitos, pode parecer pouco, mas para nós é uma quantia imensa porque foram votos no amor e na esperança”. Fábio frisou que vai lutar prioritariamente por Atafona, em especial, pela questão da erosão costeira.

Todos os vereadores deram boas-vindas ao novo colega. O presidente da Casa, Alan de Grussaí, parabenizou Fábio, lembrando a atuação de Franquis no parlamento. “Os planos de Deus são para que cada um possa dar o melhor ao nosso povo. Quero parabenizar e dar as boas-vindas ao Fábio e desejar que Papai do Céu te dê discernimento e sabedoria para tocar este mandato”, disse Alan, lembrando que o nome de Franquis está eternizado no Legislativo.

– Este momento é muito delicado. Nenhum de nós imaginaria passar pelo que nós passamos com a perda de Franquis. Fiquei muito sensibilizada porque ele, embora nunca tenha sido da situação, sempre teve uma retidão muito grande, lutando pelo seu povo, com uma postura muito íntegra. Bom, Deus sabe de todas as coisas e assim quis que ele estivesse lá e deixou você, Fábio, aqui conosco para dar continuidade não só ao trabalho dele, mas também ao seu trabalho – ressaltou a prefeita Carla Caputi.