Referência no interior do estado do Rio de Janeiro, o tradicional Circuito Junino de São João da Barra é uma festa que sempre marcou a história e a cultura sanjoanense. E como tradição é tradição, a Câmara de Vereadores vai promover, nesta quarta-feira (28), às 19h, mais uma edição do projeto Câmara Cultural; desta vez, em clima junino. Em razão da pandemia, a capacidade de plenário está restrita a 50% e a entrada será por ordem de chegada. O evento será transmitido ao vivo pelo site e Facebook do Legislativo.
A programação contará com uma mesa-redonda com a participação de integrantes das irmandades de Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, de representantes das lanchas que compõem o desfile fluvial e dos secretários de Educação e Cultural, Daniel Damasceno, e Turismo, Edvaldo Machado.
Além disso, o público vai conferir também uma pequena apresentação do ponto alto de cada uma dessas festas, como exemplo, a quadrilha e o famoso desfile de noiva. Para representar o Encontro de Academias, o evento contará com a apresentação de um aluno do Palácio Cultural.
– Nosso município mantém com muito orgulho, a tradição do circuito junino e, como temos aqui o projeto Câmara Cultural, nada melhor do que contribuir para a perpetuação da memória do povo sanjoanense – destacou o presidente do Legislativo, Elisio Rodrigues.
Como começou – As festividades de Santo Antônio (13 de junho), São João (dia 24 de junho) e São Pedro (dia 29 de junho) foram trazidas para o Brasil pelos colonizadores portugueses e ficaram conhecidas popularmente como festas juninas. Conta a história que, antes de assumir sua forma cristã, as festas juninas tiveram origem pagã no hemisfério norte, onde se festejava, em junho, o solstício de verão para comemorar o início das colheitas. Com a expansão do cristianismo, elas foram ganhando novo significado, caíram mais ainda no gosto popular e são amplamente comemoradas por todos até hoje.